A Paraíba o tempo todo  |

João Pessoa e Campina Grande realizam multirão de testagem da Covid-19

João Pessoa realiza durante toda esta quarta-feira (26) mais um mutirão de testagem para Covid-19. Os mutirões acontecem em três locais destinados à ação e para ter acesso é preciso realizar o agendamento prévio. Os resultados são divulgados em até 20 minutos.

Conforme a Secretaria de Saúde, os testes estão sendo disponibilizados no Centro de Vivência da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no bairro do Castelo Branco; no Laboratório Central de João Pessoa, em Jaguaribe, das 13h30 às 16h; e Centro Universitário Uniesp, na BR-230, das 17h30 às 22h.

São utilizados os testes RT-PCR Antígeno e, para os casos positivos, são usados também os testes RT-PCR; para fazer o sequenciamento viral.

A Secretaria de Saúde do Município, informou que o agendamento para a realização dos testes só deve ser acionado por pessoas que estão com sintomas ou síndromes gripais há pelo menos três dias ou quem manteve contato com alguém que testou positivo para Covid-19.
A testagem para Covid-19 realizada esta semana, apresentou um índice de 43,3% de exames positivos. Ao todo, foram realizados 974 testes, sendo que 422 tiveram resultado positivo. Na semana passada, mais de mil pessoas testaram positivos na Capital.

Campina Grande – Devido ao aumento no número de casos de infecção pela Covid -19 em Campina Grande, o número de centros de testagem foram ampliados no município. Os exames também serão oferecidos no Centro de Saúde da Bela Vista, na Policlínica das Malvinas, na Unidade Mista de Galante e no Centro de Saúde de São José da Mata.

Segundo a Secretaria de Saúde do Município, o objetivo da ampliação é descentralizar o atendimento aos pacientes com suspeita da doença. A testagem vinha sendo realizada em apenas outros seis pontos: Complexo Hospitalar Municipal Pedro I, Hospital Municipal Dr. Edgley, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA) para as gestantes e no Hospital da Criança e do Adolescente (HCA), para menores de 16 anos. Todos esses locais continuam com o serviço.

O percentual de casos positivos em testes de covid-19 feitos em Campina Grande tem ligado o sinal de alerta para as autoridades de Saúde. Um levantamento feito pela Saúde Municipal mostra que quase 44,9% dos testes feitos em unidades públicas positivaram.

Os números são referentes aos dias 19, 20 e 21 deste mês. Nesse período foram realizados 699 testes de covid nas unidades públicas de saúde da cidade. Desse total, 314 deram positivo. Nas farmácias e hospitais privados, a realidade é semelhante.

O município continua com o trabalho de triagem com os pacientes que têm sintomas gripais, que são atendidos por médicos antes de serem testados para a covid-19.

O teste é aplicado somente em pessoas a partir do terceiro dia de sintomas, com prioridade para os pacientes com sintomas moderados, pessoas idosas, trabalhadores de saúde, imunossuprimidos, pacientes oncológicos, quem fez cirurgia recente, gestantes e pessoas com doenças reumatológicas.

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe