A Paraíba o tempo todo  |

Estado avisa que cumprirá decisão da Justiça Federal de reservar doses da Astrazeneca para a D2

CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Após a Justiça Federal atender ao pedido do Ministério Público Federal e determinar a recomposição da reserva de segunda dose (D2) da vacina Astrazeneca/Fiocruz para os paraibanos que precisam completar o ciclo de imunização contra a covid-19 e foram vacinados com as doses decorrentes das 15ª e 16ª pautas, que venceriam nas datas de 30 de julho e 3 de agosto de 2021, respectivamente, a Secretaria de Saúde estadual irá seguir a determinação e por enquanto o avanço na aplicação da D1 de Astrazeneca poderá sofrer uma pausa.

Procurado pela reportagem do PB Agora, o secretário de Saúde da Paraíba, médico Geraldo Medeiros, foi enfático:

“Iremos cumprir” sentenciou ao ser questionado se a gestão estadual iria tentar recorrer da decisão federal com o intuito de continuar avançando e diminuindo a faixa etária de vacinação, utilizando o estoque que havia para a D2, em primeira dose.

Vale ressaltar que a Paraíba era um dos poucos estados que ao invés de diminuir o intervalo de aplicação, estava utilizando as doses em estoque para ampliar o público vacinado, aumentando desta forma o percentual de pessoas vacinadas com a primeira dose de Astrazeneca, que garante cerca de 75% de eficácia contra o novo coronavírus já na 1ª dose.

Com a decisão o estoque de segundas doses que estava guardado e foi distribuído para os municípios terá que ser reposto antes que novas doses de Astrazeneca possam ser usadas em D1.

PB Agora

CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      1
      Compartilhe