A Paraíba o tempo todo  |

Infarto já matou 970 pessoas somente este ano na Paraíba

 Dores fortes no peito irradiando para os braços, principalmente o esquerdo, pescoço ou mandíbula, em um período de tempo de 20 a 30 minutos diretos. Suor frio e sudorese intensa, às vezes sensação de falta de ar. O primeiro sintoma, pode vir acompanhado de uma arritmia (alteração na frequência do coração). Aparentemente pode não parecer algo sério, mas a junção desses sintomas resulta em uma das doenças cardiovasculares que mais causam mortes dentro e fora do país: o infarto.

Na Paraíba foram registrados 970 casos de mortes por infarto, apenas nos meses de janeiro a julho deste ano, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Enquanto que no ano passado, em 2016, foram 2.393, totalizando 3.363 mortes por infarto nos dois anos. Anualmente doenças cardiovasculares, respiratórias crônicas, diabetes e câncer respondem por 74% dos óbitos e são a primeira causa de mortes no país, segundo o Ministério da Saúde (MS). Por meio de nota, a assessoria do MS informou ainda que, de acordo com o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), em 2015 foram registrados 90.811 óbitos por infarto agudo no miocárdio, destes, 2.335 foram no estado da Paraíba. Em 2014, foram registrados 87.234 óbitos no país, e 2.191 na Paraíba.

Entendendo o infarto – A mortalidade por infarto no Brasil acomete em torno de 350 mil pessoas, e que por ano aproximadamente 900 mil pessoas têm infarto e sobrevivem, mas adquirem diversas sequelas. O infarto é denominado pela insuficiência de sangue oxigenado na área do coração devido ao fechamento de uma veia coronária (artéria que liga o coração) por uma placa de gordura, segundo o cardiologista Fábio Almeida. Quando a área do infarto é muito extensa, o paciente adquire sequelas, que são: insuficiência cardíaca, problemas de arritmia. Então é importante que o paciente procure o atendimento médico o quanto antes, para que seja diagnosticado e tratado imediatamente.

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe