Por pbagora.com.br

O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB/Ebserh) está com 18 leitos de enfermaria à disposição de pacientes de Manaus-AM com covid-19. A informação foi repassada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), ao qual o centro de saúde é vinculado e que coordena uma força-tarefa de apoio aos amazonenses. Com isso, a expectativa é que o HULW receba mais pacientes da região Norte nos próximos dias.

No momento, dos 17 pacientes amazonenses que foram internados no Lauro Wanderley em janeiro passado, 15 tiveram alta e dois permanecem na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid. Além dos 18 leitos de enfermaria, o Hospital Universitário tem sete leitos de UTI à disposição de pacientes contaminados pelo coronavírus (SARS-CoV-2).

Na segunda-feira passada (1º), a instituição inaugurou sua nova Ala Covid-19, que está localizada no 2º andar do prédio. Antes, a Ala Covid-19 funcionava no 4º andar do Lauro Wanderley, onde está a Unidade de Doenças Infectoparasitárias (DIP). Caso o HULW receba novos pacientes de Manaus, será nesse novo ambiente que eles serão assistidos.

Durante a solenidade de inauguração da nova Ala Covid-19, o superintendente do HULW, Marcelo Tissiani, comentou que a instituição vem desenvolvendo ações no sentido de melhorar a qualidade na prestação dos serviços para enfrentamento da covid-19. “Entre essas iniciativas, estão adequações dos espaços, investimentos em equipamentos, além de contratações e capacitações dos colaboradores”, declarou.

O Lauro Wanderley está disponibilizando leitos para os pacientes do Amazonas graças a uma rede de apoio nacional que envolve o Ministério da Educação, por meio da Ebserh, o Ministério da Saúde e a Força Aérea Brasileira, responsável pelo transporte dos amazonenses. Em nível local, a ação também conta com o apoio da Prefeitura de João Pessoa e do Governo do Estado da Paraíba.

PB Agora

Notícias relacionadas

PB registra 1.416 casos de Covid e 20 mortes confirmadas no boletim deste sábado

A Paraíba registrou mais 1.416 casos de Covid-19 e 20 mortes confirmadas segundo o Boletim Epidemiológico a Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgado neste sábado (27). Ao todo, a…

Mais de 15 estados têm taxa de ocupação de UTIs para covid-19 acima de 80%

Os alertas de especialistas, desde o fim do ano passado, não impediram o Brasil de chegar a um patamar alarmante da pandemia, com diversos estados com leitos de Unidade de…