A Paraíba o tempo todo  |

HU de João Pessoa participa do mutirão nacional de saúde, 5ª-feira

O Hospital Universitário Lauro Wanderley participará da terceira edição do mutirão nacional de saúde, que acontecerá no próximo dia 20 (quinta-feira). O objetivo da ação Ebserh Solidária é levar assistência à saúde e humanização para crianças, adolescentes e idosos que vivem em lares e abrigos em todo o país. Pelo HU, cerca de 20 profissionais participarão do evento, que fará atendimento a mais de 60 crianças da Comunidade do Jacaré (Cabedelo), e aproximadamente a 90 idosos que vivem no Abrigo do Amém, também no município de Cabedelo.

 

Segundo informações do professor Ângelo Melo, gerente do Ensino e Pesquisa da Universidade Federal da Paraíba, o atendimento às crianças será odontológico, dermatológico, oftalmológico e pediátrico. Já os idosos receberão assistência ou exames oftalmológicos e dermatológicos.

 

“O atendimento terá início às 8h devendo se estender até o período da tarde, porque no total, cerca de 150 pessoas entre crianças e idosos, serão atendidos”, informou. O mutirão acontecerá nas cidades atendidas pelos hospitais universitários federais vinculados à Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A expectativa é que, em todo o Brasil, sejam atendidas em torno de 1,3 mil crianças e adolescentes e 1,7 mil idosos, com a participação de aproximadamente 1,2 mil profissionais dos 40 hospitais vinculados à Rede Ebserh – entre assistenciais e administrativos – além de acadêmicos e residentes.

 

O objetivo, como nas outras edições da ação, é oferecer serviços de saúde para aqueles que têm dificuldade de acesso à assistência médico-hospitalar. Com o mutirão, os pacientes não precisarão se deslocar ao hospital, pois os serviços irão até eles. Mas na Paraíba, as crianças da Comunidade do Jacaré serão levadas até o HU para serem examinadas.

 

Os atendimentos ofertados contemplarão diferentes especialidades, além de atividades educacionais preventivas em saúde e doações de presentes, em função da proximidade das festividades de fim de ano.

 

Conforme as carências apuradas junto à direção das instituições, os hospitais proporcionarão a presença de uma equipe multiprofissional que fará orientações e ações educativas sobre higiene pessoal e bucal, alimentação balanceada e prática de exercícios físicos.

 

Histórico positivo

No ano de 2017, foi instituído o projeto Ebserh Solidária, que se caracteriza pela missão de levar atendimentos em educação e saúde fora do ambiente hospitalar. Na primeira edição, realizada em novembro de 2017, mais de 16 mil atendimentos foram proporcionados a populações em situação de vulnerabilidade social, pacientes em espera na fila de regulação, moradores de comunidades a grandes distância de centros urbanos, além de creches, asilos e escolas.

 

O presidente da Rede Ebserh, Kleber Morais, ressalta o caráter solidário e humanizado do projeto, com destaque para a atividade do dia 20 de dezembro. “Essa é a terceira vez que juntamos os esforços de toda a Rede em prol das pessoas que mais precisam. E essa edição é especial, pois teremos a oportunidade não apenas de levar educação e saúde, mas também de levar um abraço, um sorriso e um afago justamente em uma época do ano tão significativa, que é o Natal”.

 

 

Redação

 


Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe