Por pbagora.com.br

O Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e vinculado à Rede Ebserh já está com 10 leitos de enfermaria prontos para receber pacientes vindos de Manaus.

A aeronave das Forças Aéreas Brasileiras (FAB) sairá de Manaus às 14h e a chegada dos pacientes em Campina Grande está prevista para às 20h de hoje (03).

Os 18 pacientes que chegarão à cidade apresentam estado clínico moderado. Destes, dez ficarão no Hospital Universitário e oito serão encaminhados para o Hospital Municipal Pedro I.

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) disponibilizou para o Ministério da Saúde leitos em diversos hospitais da Rede para auxiliar o tratamento de pacientes que não encontram mais vagas para internação em Manaus. Assim, o HUAC agora integra essa ação conjunta de ajuda ao Estado do Amazonas.

O superintendente do HUAC-UFCG, Homero Rodrigues, o secretário de Saúde de Campina Grande, Felipe Reul, o Diretor do Hospital Pedro I, Tito Lívio, e a representante do Ministério da Saúde na Paraíba, Maria Eridan Pimenta, irão recepcionar os pacientes no aeroporto.

Uma equipe da gestão do Hospital Universitário estará coordenando a chegada na instituição.

“O hospital está fazendo isso com o máximo de prazer e dedicação para ajudar esses irmãos de Manaus, toda a equipe está envolvida no melhor atendimento e na melhor assistência médica possível”, explicou o superintendente.

Ele também comunicou que os atendimentos na instituição serão mantidos. “Os serviços normais do hospital continuarão, como cirurgias, atendimentos ambulatoriais e exames, porque esse espaço onde os pacientes ficarão está submetido a um isolamento de tal maneira que não haverá convergência de pacientes com covid e os demais usuários do hospital”, disse Homero Rodrigues.

Para fazer o translado dos pacientes do aeroporto até os hospitais, a ação contará com 15 ambulâncias, sendo duas do HUAC e as demais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

PB Agora

Notícias relacionadas

Unidade I da Frei Damião irá funcionar para receber pacientes com Covid-19

O governador João Azevêdo anunciou, nesta sexta-feira (5), a decisão de colocar a unidade I da Maternidade Frei Damião, no bairro Cruz das Armas, em João Pessoa, em funcionamento. O…

Coronavírus é ‘particularmente atraído’ por tipo sanguíneo A, aponta estudo

O coronavírus SARS-CoV-2, que provoca a covid-19, se sente “particularmente atraído” pelo antígeno do tipo sanguíneo A que se encontra nas células respiratórias, conforme indica estudo publicado nesta quinta-feira (4)…