A Paraíba o tempo todo  |

Hospital de Trauma realiza nova campanha de doação de sangue

Em parceria com Hemocentro e Faculdade de Medicina, dia ‘D’ ocorrerá a 28 de abril

O Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena (HETSHL) está nos preparativos finais para mais uma campanha de doação de sangue. O dia ‘D’ acontece na última quarta-feira (28) deste mês e será realizado em parceria com o Hemocentro da Paraíba e a Faculdade de Medicina Nova Esperança (Famene). O evento tem o apoio do Núcleo de Estágio, Capacitação e Eventos (NECE) do HT.

Pouco antes da realização do evento, o Hospital vai reunir a comunidade acadêmica da faculdade engajada no projeto numa palestra de sensibilização sobre a importância e necessidade de doação de sangue. Esta primeira etapa da campanha acontece nesta sexta-feira (16), no auditório da faculdade no bairro Valentina Figueiredo. As palestras serão ministradas pela equipe do Hemocentro, formada por Vânia Pereira Cavalcanti e Maria das Neves Pereira, mais a coordenadora da Agência Transfusional do Hospital de Trauma de João Pessoa, Rosineide de Pontes.

Engajamento – Para que o maior número de universitários da área de saúde possa participar, a organização do evento realiza a palestra em dois horários: manhã (das 9 ás 10h) e noite (das 20 às 21h). “Esta parte antecede o dia ‘D’ de mobilização. A palestra tem o objetivo de sensibilizar os estudantes para a importância de se engajar nesta campanha e salvar vidas”, enfatizou Ana Claúdia Madruga, coordenadora do Serviço Social.

No próximo dia 28, a unidade móvel do Hemocentro vai estar durante todo o dia na área externa da faculdade. Das 8 às 16h, qualquer pessoa pode procurar a unidade para fazer sua doação de sangue. E dentro da programação da campanha, o Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) já sinalizou como o próximo parceiro na mobilização. Com o mesmo objetivo, o Hospital de Trauma deve fazer parcerias com empresas privadas e Corpo de Bombeiros, entre outras instituições.

Campanha interna – Por conta da necessidade de sangue, as equipes do Serviço Social e da Psicologia do HT já fazem uma campanha interna com os familiares dos pacientes internos. Diariamente, nos horários das visitas, os parentes recebem planfletos sobre o processo da doação e como isso é importante para salvar vidas.

“Antes dessa campanha interna tínhamos uma déficit na reposição de bolsas no nosso banco de sangue. Com a preocupação de não entrar em colapso, nos reunimos e planejamos essa abordagem aos parentes dos pacientes. Em poucos meses já observamos resultados positivos. Hoje, o nosso estoque esta estabilizado, graças a solidariedade dos nossos usuários. Em muitos casos, o parente do voluntário não vai passar por uma cirurgia, mas mesmo assim ele faz questão de doar sangue. É uma verdadeira corrente de ajuda”, definiu Ana Claúdia.
Balanço – De acordo com dados da Agência Transfusional do Hospital de Trauma, no mês de janeiro deste ano foram utilizadas 672 bolsas de sangue. Em fevereiro, esse índice caiu para 564 unidades. Já em março, quando começou efetivamente a campanha interna com os usuários, os números refletem o seguinte cenário: de 22 a 31 daquele mês registrou-se o uso de 143 bolsas nos procedimentos médicos. Desse total, foram repostas 142, com a ajuda dos voluntários.

O sangue doado é recebido por portadores de câncer ou outras doenças que necessitam de transfusões frequentes; pessoas acidentadas ou que irão necessitar de cirurgias e quem sofre queimaduras. Entre outras recomendações, podem ser voluntárias pessoas entre 18 e 65 anos, que pesem acima de 50 quilos, não apresentem sintomas de anemia, gripe, febre, diarréia ou convulsão (epilepsia); e no caso de mulheres não estejam grávidas ou amamentando.
O processo – No ato da doação, o voluntário deve apresentar um documento de identificação com foto. Em seguida, ele passa por testes para detectar anemia, verifica a pressão arterial, pulso e temperatura para saber se está apto a fazer a doação. Só depois desse processo, a doação é efetivada.

Todo o material utilizado na coleta de sangue é descartável e por isso não há risco de contaminação. O Hemocentro da Paraíba fica localizado na Avenida Dom Pedro II, 1119, no Bairro da Torre. Mais informações pelo telefone 3218-7600. Ao doar, informar que o sangue é direcionado ao Hospital de Trauma de João Pessoa.

Em outras cidades do Estado, a doação pode ser realizada nos hemonúcleos. Os telefones são os seguintes: Campina Grande – (83) 3310-7130; Piancó – (83) 3452-2733; Monteiro – (83) 3351-2004; Picuí – (83) 3371-2554; Patos – (83) 3421-4918; Itaporanga – (83) 3421-3819; Cajazeiras – (83) 3531-5862; Guarabira – (83) 3271-3001; Catolé do Rocha – (83) 3441-2281; Princesa Izabel – (83) 3457-2826 e Sousa – (83) 3522-2774.

Da Assessoria de Imprensa do Hospital de Emergência e Trauma de JP

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe