A Paraíba o tempo todo  |

Hospital de Trauma da Capital é referência às vítimas de choques elétricos

 O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena registrou a entrada de 46 pessoas vítimas de choques elétricos no período de janeiro a julho deste ano. Os números foram levantados pelo setor de estatística da instituição de saúde. Desse total, 13 foram pacientes do sexo feminino e 33 do masculino.

 

Já no mesmo período de 2015, as ocorrências apontaram para 65 atendimentos decorrentes de choques, o que corresponde a 19 pacientes a mais do que os sete meses de 2016. Este quantitativo refere-se a 22 atendimentos a vítimas do sexo feminino e 43 relativos ao masculino.

 

O médico intensivista da unidade hospitalar, Carlo Endrigo, falou sobre o que acontece no corpo do paciente vítima de choque elétrico. “O choque consome o músculo da área afetada, ocorrendo sua degradação, provocando a produção de substâncias tóxicas que provocam lesão nos rins, sistema cardiovascular e cérebro. Associado a isso existe perda de líquidos que são essenciais à vida”, explicou.

 

Ainda de acordo com Endrigo, o choque também provoca queimadura, que é uma porta para o aparecimento de infecções. A conduta médica para tratar o paciente se faz com a retirada do tecido necrosado, reposição de líquidos e o fechamento da área através de método mecânico para fechar a porta de entrada e promover a hidratação adequada.

 

De acordo com estudos, os choques geralmente são decorrentes do contato com tomadas elétricas e cabos, principalmente no que dizem respeito a acidentes domésticos envolvendo crianças. Porém, este tipo de evento também está relacionado com eletricidade ocupacional, vitimando eletricistas e ainda trabalhadores do setor da construção civil.

 

Secom-PB

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe