A greve de professores e dos técnicos administrativos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) não afeta apenas os estudantes, que estão sem aulas há mais de 60 dias. As pessoas carentes de Campina Grande e municípios circunvizinhos, que precisam de atendimento nas clínicas mantidas pela instituição estão sem atendimento. Trata-se das clínicas de Odontologia e Fisioterapia.

 

Na Clínica Odontológica onde a média de atendimento diário é de 30 a 40 pessoas, menos de 10 pacientes estão recebendo assistência desde que a paralisação foi deflagrada há mais de dois meses.

Está prejudicado o atendimento básico, como tratamento de canal, extrações e outros procedimentos. De acordo com a professora Nadja Oliveira, Chefe do Departamento de Odontologia, apenas 30% dos serviços essenciais estão sendo mantidos pela Clínica Odontológica, localizada no Campus de Bodocongó. São eles: prevenção do câncer bucal; clínica de pacientes especiais; laboratório de histopatologia; e serviço de prevenção de acidentes perfuro-cortantes.

 

Estão igualmente mantidas as atividades de pós-graduação (mestrado e doutorado). Em períodos normais de funcionamento, a Clínica de Odontologia da UEPB chega a atender mais de 250 pessoas por mês, podendo chegar a 2.500 por ano. A Unidade é referência em tratamento bucal. Ali são realizados restaurações, serviços de endodontia (tratamento de canal); periodontia (raspagem), cirurgia, ortodontia, dentística e prótese. Este é um dos mais procurados. São igualmente oferecidos atendimentos em odontopediatria (voltados para crianças); e de radiologia, reconhecido como referência em Campina Grande.

 

Redução de 80% – Das 100 pessoas atendidas em média diariamente, na Clínica de Fisioterapia, por causa da greve de docentes e técnicos, apenas 20 estão sendo atendidas, representando uma redução de 80%. A professora Lourdinha Oliveira, coordenadora da Clínica, explicou que apenas os casos mais críticos estão sendo atendidos.

 

 

Redação

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Hospital de João Pessoa usa plasma para tratamento da Covid-19

A utilização de plasma como procedimento para a cura de um paciente que ficou recuperado da Covid-19, bem como para o tratamento de novos infectados pelo novo coronavírus aconteceu pela…

Paraíba atingiu hoje um total de 7.823 infectados e 272 mortes por Covid-19

A Secretaria de Saúde registrou um total de 272 mortes por covid-19 na Paraíba neste domingo (24). O boletim epidemiológico divulgado nesta tarde também registrou 7.823 casos confirmados, 2.208 recuperados…