A Paraíba o tempo todo  |

Governo promove Semana da Saúde em Escola Estadual a partir desta terça-feira

 A Escola Estadual de Ensino Médio e Profissionalizante Prefeito Oswaldo Pessoa, no bairro Ernani Sátiro, na Capital, realiza, a partir das 14h desta terça-feira (23), a Semana de Saúde com o tema “Escute o Seu Corpo”. Durante o evento, que vai se estender até a próxima quinta-feira (25),serão realizadas palestras, mini cursos e ação social para toda comunidade todos os dias.

 

A Semana de Saúde está sendo promovida pelos alunos do Curso Técnico Profissionalizante em Análises Clínicas, que tem como missão formar profissionais aptos a atuarem na área de saúde nos processos de coleta e manipulação de amostras biológicas para diagnósticos de exames laboratoriais.

 

O curso tem duração de três anos, com carga horária total de 3.498 horas, incluído etapas de estágio supervisionado, além da matriz curricular do curso técnico, cujos alunos perfazem o total de 27 disciplinas que compõem a grade escolar do ensino médio e educação profissional. Vários profissionais formados nesse curso estão estagiando em diversas unidades de saúde do Estado.

 

Adriana de Jesus, uma das professoras do Curso e idealizadora do evento, explica que para a realização da Semana de Saúde houve uma grande mobilização dos alunos, “aos quais parabenizamos pelo empenho e esforço, bem como de todo corpo docente, e Direção Escolar, Secretaria de Estado de Educação e do Laboratório Central da Paraíba- Lacen-PB”, completou, ao lembrar ainda que a Semana de Saúde também tem à frente as professoras Fatima Haque e Luana Melo.

 

Sobre o profissional – O técnico em análise clínica tem como função realizar técnicas laboratoriais como coletas de materiais biológicos, por exemplo. O curso técnico em análises clínicas prepara profissionais para trabalhar em laboratórios de análises clínicas, mas também com capacidade para atuar em hospitais, clínicas médicas, postos de saúde, laboratórios biomédicos, laboratórios de diagnóstico médico e demais estabelecimentos relacionados.

 

Ele deverá ser um profissional com conhecimentos científicos, capacitação técnica e habilidades ao paciente, coleta, preparo e processamento das amostras biológicas. Pautado dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios éticos, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim com a resolução do problema de saúde, na compreensão da realidade social, cultural e econômica.

 

 



Secom/PB

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe