No mês de outubro várias ações estão sendo realizadas pela Maternidade Dr. Peregrino Filho, em Patos, dentro da programação da campanha do Outubro Rosa. Nesta quarta-feira (09), pela manhã e pela tarde, foi a vez da equipe da Maternidade, em parceria com as Faculdades Integradas de Patos – FIP, realizar palestras nos alojamentos da unidade de saúde. Na ocasião, o público, formado por funcionárias, visitantes e internas da Maternidade, assistiu a uma palestra sobre Câncer de Mama e de Útero proferida pela enfermeira Thoyama Nadja Félix de Alencar e estagiários de enfermagem.
Depois de falar sobre a importância do autoexame e da realização da mamografia após os 39 anos de idade, a equipe que ministrou a palestra, distribuiu materiais informativos como folders, botons, e o característico lacinho rosa, alusivo à campanha do Outubro Rosa. Segundo a psicopedagoga, Jussineide Brito, responsável pela programação do evento na Maternidade, todas as terças-feiras (07, 14, 21, e 28) e quintas-feiras (09, 13, 16, 20, 27, e 30) serão reservados às palestras.
“Uma equipe multidisciplinar de Enfermagem e de Fisioterapia da FIP dará palestras na própria Maternidade, bem como distribuirá laços e botons no horário da manhã”, explicou Jussineide. A partir da próxima semana também acontecerão palestras nas escolas de Patos. “Na próxima semana divulgaremos o calendário de visitas, mas podemos adiantar que iremos a escolas do município, do Estado e até particulares”, comentou Jussineide.
As instituições que se comprometem com a campanha do Outubro Rosa propõem a realização de ações informativas que mostrem às mulheres a importância do autoexame e da mamografia no diagnóstico precoce do câncer de mama. A Maternidade Dr. Peregrino Filho, em Patos, é mais uma a apoiar ativamente a campanha. Assim, durante todo o mês, a unidade de saúde terá um calendário especial para o atendimento às mulheres. Além de palestras, a unidade de saúde também esta ofertando mamografias e citológico às suas funcionárias.
De acordo com o Dr. Paulo Athayde, diretor geral da Maternidade, as ações visam à divulgação de informações sobre a doença, bem como o diagnóstico precoce da doença com a realização de mamografias. “É interessante que as mulheres aproveitem esse mês para colocar seus exames em dia”, recomendou o médico.
Ascom