A Paraíba o tempo todo  |

Farmácia que prometia ‘anti-coronavírus’ é interditada em JP

Uma farmácia que prometia vender medicamento “anti-coronavírus”, em João Pessoa, foi interditada na tarde desta segunda-feira (09) por propaganda enganosa, durante uma ação conjunta do  Ministério Público da Paraíba, das polícias,  com as vigilâncias sanitárias municipal e estadual.

Um anúncio que circula pelas redes sociais desde o último fim de semana foi o que chamou atenção dos internautas e acabou alertando as autoridades públicas.

O medicamento, intitulado de Contra Coronavírus, era comercializado em um estabelecimento de manipulação localizado em Manaíra, bairro da orla da capital paraibana.

Segundo o texto publicitário, a embalagem do ‘complexo para imunidade’ tem 30 cápsulas e contém ativos como Resveratrol, Selênio Quelado,Vitamina E,Vitamina A,Extrato de semente de uva e Coenzima Q10.

De acordo com o Ministério da Saúde, as melhores formas de se prevenir do Coronavírus são: lavar as mãos com frequência usando água e sabão, evitar contato próximo com pessoas doentes, cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar, limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Até a tarde desta segunda-feira (09), o Ministério da Saúde contabiliza 25 casos confirmados de Coronavírus em todo o Brasil. Na Paraíba, já foram descartados cinco casos suspeitos e outros três seguem em observação.

Tratamento

Não existe tratamento específico para infecções causadas por coronavírus humano. No caso do coronavírus é indicado repouso e consumo de bastante água, além de algumas medidas adotadas para aliviar os sintomas, conforme cada caso, como, por exemplo:

Uso de medicamento para dor e febre (antitérmicos e analgésicos).
Uso de umidificador no quarto ou tomar banho quente para auxiliar no alívio da dor de garanta e tosse.
Assim que os primeiros sintomas surgirem, é fundamental procurar ajuda médica imediata para confirmar diagnóstico e iniciar o tratamento.

Todos os pacientes que receberem alta durante os primeiros 07 dias do início do quadro (qualquer sintoma independente de febre), devem ser alertados para a possibilidade de piora tardia do quadro clínico e sinais de alerta de complicações como: aparecimento de febre (podendo haver casos iniciais sem febre), elevação ou reaparecimento de febre ou sinais respiratórios, taquicardia (aumento dos batimentos cardíacos), dor pleurítica (dor no peito), fadiga (cansaço) e dispnéia (falta de ar).

 

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe