A Paraíba o tempo todo  |

Estado inicia Campanha para Doação de Órgãos e Tecidos

O Governo do Estado, por meio da Central de Transplante, está realizando a 17ª Campanha Estadual para Doação de Órgãos e Tecidos, iniciada na segunda-feira (25). Com o tema ‘Doar órgãos é amar sem medida’, a campanha vai até sábado (30).
As atividades começaram com palestras científicas no auditório do Hospital de Trauma de João Pessoa, entre elas a da psicóloga Rita Calado, falou sobre como administrar situações críticas, e da assistente social Neuma Ribeiro da também psicóloga Leina Guerra, que falaram sobre a liberação de óbitos para a equipe multiprofissional daquela unidade.

As atividades continuam nesta quarta-feira (27), Dia Nacional da Doação de Órgãos, com a realização de um culto ecumênico no auditório da PBTur, às 16h. Participam do culto familiares de doadores e receptores de órgãos e tecidos, além de profissionais envolvidos no processo de doação e transplante.
Na quinta-feira (28), haverá uma apresentação teatral às 10h30, no hall da farmácia do Hospital de Trauma de João Pessoa. Às 19h, no auditório do hospital será realizada a palestra ‘Identificação e Manutenção do Potencial Doador de Órgãos’, para médicos, enfermeiros e estudantes da área de saúde.

Na sexta-feira (29), às 8h30, no Terminal de Integração do Varadouro, será realizada a atividade ‘Integrando a vida’, onde a equipe da Central de Transplantes distribuirá material informativo e responderá a dúvidas dos usuários dos ônibus coletivos sobre doação de órgãos. A campanha será encerrada com a ‘Caminhada pela vida’, cuja concentração será às 15h30, em frente ao antigo Posto Free Way (confluência das avenidas Rui Carneiro e Epitácio Pessoa). O percurso vai até o Busto de Tamandaré.

“A campanha tem o objetivo de sensibilizar a população e, consequentemente, aumentar o número de transplantes. É importante que as pessoas se conscientizem desse gesto de solidariedade. Hoje você é convocado para doar, mas em algum momento você também pode precisar dessa doação. Então, a gente pede que reflitam sobre isso, se coloquem no lugar de quem está precisando de uma doação de órgãos, avisem sobre sua vontade, pois só a família pode decidir sobre a doação”, disse a coordenadora da Central de Transplante da Paraíba, Gyanna Lys Montenegro.

Dados – Segundo dados da Central de Transplantes da Paraíba, de 1 de janeiro a 15 de setembro de 2017 foram realizados 140 transplantes na Paraíba, sendo 114 de córnea, 12 de rim cadáver, 13 de rim intervivo e 1 transplante de fígado.

Quanto ao número de doadores, no mesmo período foram 135 de córnea e 4 de múltiplos órgãos. “Os transplantes acontecem de acordo com o número de doações. Precisamos mostrar que o transplante é importante para tirar do sofrimento tanto o paciente quanto os seus familiares. Mesmo sabendo que quem decide é a família, cada um precisa externar o seu desejo de ser doador de órgãos, pois assim será formada uma grande rede de consciência para a importância do ato de doação de órgãos e tecidos. Comunique a todos as pessoas próximas sobre o seu desejo de ser doador para que a família atenda seu desejo após a morte”, sugeriu Gyanna.
Nova sede – A Central de Transplante da Paraíba está funcionando no Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, na capital. A mudança é uma conquista importante para a logística do processo de doação de órgãos e tecidos para transplantes por estar sediada no complexo do Trauma, que é a maior unidade em doações.

“Além das melhores condições de trabalho, já que foi construído de acordo com as nossas necessidades, o prédio nos proporciona maior integração entre a Central de Transplante, a Organização à Procura de Órgãos (Opo) e o Banco de Olhos da Paraíba, permitindo melhor controle e gerenciamento por parte da direção”, disse a gestora da Central de Transplante.

A Central de Transplante e a Opo funcionam 24 horas por dia, e estão abertas para receber notificações de óbitos, tanto de morte encefálica como após a parada cardíaca. O trabalho da Central de Transplante também se estende ao Programa de Educação Continuada, voltado para a sociedade, por meio de palestras educativas de esclarecimento sobre todo o processo de doação de órgãos e tecidos.

Para entrar em contato com a Central de Transplante e solicitar palestras, tirar dúvidas ou informar os óbitos há o e-mail: [email protected] e os telefones (83) 3244.6192 / 98845.3516. A nova sede fica na sala 10, do 1º andar do anexo do Trauma. O contato com a Organização à Procura de Órgãos (Opo) é pelo telefone: (83) 3216.5746.



Redação

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe