“Outubro Rosa” é uma campanha que se espalha em todo o mundo para informar a população sobre a realidade do câncer de mama e medidas de prevenção. Durante todo o mês de outubro, cada vez mais pessoas, empresas e entidades somam-se ao esforço de dar visibilidade e atenção para o assunto, focando na importância do diagnóstico precoce. Atualmente no Brasil a doença que atinge cerca de 59.700 novos casos diagnosticados no Brasil por ano, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) para 2018.

No estado da Paraíba foram registrados quase 900 casos e tem uma estimativa de 38,84% de casos por cada 100 mil habitantes. Com isso, fica o alerta de que é importante lembrar que o autoexame e a visita anual a um mastologista são fundamentais para a prevenção e tratamento, caso seja efetuado o diagnóstico da doença.

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor. A mastologista Ana Thereza Uchôa explica: “Não existe uma causa específica para o surgimento da doença, por ser uma mutação genética. Mas, existem fatores que podem aumentar as chances de a mulher ter câncer como histórico familiar, radioterapia torácica na adolescência, alcoolismo, obesidade, terapia de reposição hormonal na menopausa, entre outros”, disse.

Veja mais: Em CG, Fibra Construtora apoia a campanha Outubro Rosa contra câncer de mama

 Redação 

Total
0
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Paraíba atinge a melhor média de implante de órgãos dos últimos 5 anos

Dados divulgados pela Central de Transplantes da Paraíba nesta quarta-feira (13) apontam que o Estado atingiu a melhor média de implante de órgãos dos últimos cinco anos. Até o momento,…