Por pbagora.com.br

Passados mais de três meses desde que a Organização Mundial de Saúde (OMS), declarou o novo coronavírus como uma pandemia, a Paraíba já tem mais de 25 mil pessoas infectadas com o vírus.

No total o Estado tem 25.370 casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus, segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgadas até ontem, quinta-feira (11). O número de mortes confirmadas por Covid-19 subiu para 570 no estado desde o início da pandemia. Já são 207 cidades da Paraíba com casos registrados da doença.

Foram registradas mais 11 mortes em decorrência do coronavírus desde o último boletim:
A ocupação de leitos de UTI para adultos em todo o estado é de 65%. Na região metropolitana de João Pessoa, 79% dos leitos de UTI para adultos estão ocupados. Em Campina Grande, o mesmo setor tem taxa de 61%. No sertão, 59% dos leitos de UTI estão ocupados. Apenas 42,8% da população seguiu a recomendação de isolamento social no estado.

De acordo com a SES, pelo menos 73.776 mil testes para detecção do novo coronavírus foram realizados em pacientes na Paraíba, desde o início da pandemia.

Para auxiliar pessoas que apresentem sintomas de possível contágio, a SES apresentou alguns procedimentos. O isolamento social, e o uso de máscara e álcool em gel ainda não as formas de conter o avanço do vírus.
A SES reforça que antes de procurar uma unidade de saúde, o paciente deve entrar em contato com os canais de atendimento do estado ou dos municípios, que possuem equipes médicas para orientar qual ação adotar em cada caso. Assim, o usuário do sistema de saúde evitar sair de casa e se contaminar, enquanto dividem o mesmo espaço com pessoas infectadas.

O secretário estadual de saúde, Geraldo Medeiros, acrescenta ainda que para passar apenas pelo procedimento de testagem rápida, os pacientes devem se dirigir para as UBSs e não para UPAs e hospitais.

Severino Lopes

PB Agora

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

“Comportamento temerário”, diz secretário sobre descumprir medidas de isolamento

Preocupado com o aumento de casos e de óbitos por conta da covid-19 em toda a Paraíba, o secretário de Saúde do estado, Geraldo Medeiros, vem repetidas vezes informando à…

Psicóloga fala dos benefícios dos jogos e brincadeiras tradicionais para as crianças

Além de elemento fundamental na formação do cidadão, os jogos tradicionais possuem componentes que permitem resgatar informações culturais sobre a diversidade presente no Brasil. Essas brincadeiras deslocam-se por gerações e…