Por pbagora.com.br

As doações de sangue caíram em cerca de 50% no Hemocentro da Paraíba, desde a última sexta-feira (25), quando a população começou a sentir os efeitos da mobilização dos caminhoneiros em todo o Brasil. Para a diretora geral do Hemocentro, Luciana Gomes, nesse momento se faz necessário um apelo à população para que as doações não sejam suspensas tendo em vista o período dos festejos juninos que se inicia neste fim de semana.

 

“O estoque de sangue neste momento está estável, mas segue baixo para todos os tipos de sangue, principalmente O- e B-. Na verdade, nós tivemos uma queda de 50% de doação nos últimos três dias por conta do movimento dos caminhoneiros”, explicou. Ela conta que em média o Hemocentro recebe cerca de 140 doações por dia, enquanto que no momento apenas uma média de 50 pessoas no máximo tem doado sangue.

 

Diante do fato, a direção do Hemocentro está convocando a imprensa para sensibilizar a população no sentido de que as pessoas não parem de fazer as suas doações. Para doar, é necessário possuir entre 16 e 69 anos, estar saudável e alimentado, possuir mais de 50 quilos e não ter contraído alguns tipos de doenças, como as autoimunes, e hepatite, sífilis e malária.

 

 

Redação

 

 

Notícias relacionadas

Quedas lideram atendimentos no Trauma de JP no fim de semana

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, realizou durante o fim de semana 270 atendimentos, sendo que 99 foram considerados casos graves ou gravíssimos.…

Pessoas com comorbidades a partir de 50 anos são vacinadas contra a Covid-19, em CG

As pessoas com comorbidades a partir de 50 anos são vacinadas contra a Covid-19, em Campina Grande nesta segunda-feira (17). As doses serão aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS),…