Por conta da pandemia do coronavírus, o Hemocentro da Paraíba já registra
uma queda de 70% nas doações de sangue.

Diante desse quadro, que deixou o Hemocentro em estado de alerta
com a necessidade do estoque ser reabastecido, a instituição pede que a população compareça à unidade e realize a doação de sangue.

O objetivo é garantir o abastecimento de todas as unidades de saúde.

Para ter sangue nos hospitais e facilitar a doação, o Hemocentro disponibilizou um número de telefone para o agendamento da doação. Pelo número (83) 3133-3473 (WhatsApp), os doadores podem agendar a doação para qualquer dia e horário de funcionamento da instituição.

Para doar é preciso portar um documento oficial e original com foto, ter entre 16 e 69 anos – pessoas com menos de 18 anos devem estar acompanhados de um dos responsáveis legais.

É importante salientar que a primeira doação deve ser realizada antes dos 60 anos. Também é preciso estar bem alimentado, saudável, ter dormido bem na noite anterior – no mínimo seis horas –, pesar acima de 50 kg e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas. Demais critérios são avaliados em uma entrevista individual (triagem clínica) que antecede a doação.

Em relação à prevenção contra a transmissão do coronavírus, a diretora-geral do Hemocentro Shirlene Gadelha.destacou que foram reforçadas as medidas de segurança, conforme preconiza o Ministério da Saúde, o Governo do Estado e a Secretaria de Estado da Saúde.

Redação

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Campinenses descumprem medidas de isolamento social

Apesar das insistentes recomendações dos médicos, da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e das autoridades sanitárias, muitos campinenses tem descumprido as medidas de isolamento social em…

Especialista dá dicas de como abordar o assunto Coronavírus com as crianças

Com intuito de esclarecer as dúvidas dos pais, a psicóloga Carla Suânne, especialista em Psicologia Clínica e Humanística, disse em recente entrevista a imprensa, como os pais devem tratar do…