A Paraíba o tempo todo  |

Dia Rosa: Ação marca o Outubro Rosa no Hospital do Bem

O Hospital do Bem, que integra o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), de Patos, realizou, nesta terça-feira (19), em parceria com a ONG ‘Amigas Viva a Vida’, o ‘Dia Rosa’. A ação teve o objetivo de marcar o Outubro Rosa no Hospital do Bem, instituição que acolhe e trata pacientes com câncer de mama e outros tipos da doença. O evento teve a participação especial de integrantes da Banda da Polícia Militar e foi acompanhado pelo diretor administrativo da unidade, Levi Firmino, pela médica oncologista do Hospital, Nayarah Xavier, da equipe assistencial e administrativa do Hospital do Bem, além de pacientes e ex-pacientes.

A ação, realizada na recepção do Hospital do Bem, e que acabou com um lanche coletivo, incluiu a distribuição de material informativo e educativo sobre os cuidados preventivos e palestras sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. “O Hospital do Bem é uma casa que acolhe os pacientes com diversos tipos de câncer, inclusive de mama e de colo de útero, desde a consulta ambulatorial, quimioterapia e até cirurgias, mas queremos aqui divulgar a importância da prevenção, que pode evitar as intervenções necessárias após o descobrimento da doença ou em casos mais avançados da doença medidas ainda mais drásticas”, disse a médica Nayarah Xavier, reforçando que, quanto mais cedo o diagnóstico, melhores são as chances de tratamento e cura.

Para o diretor administrativo do Complexo, Levi Firmino, as ações do Outubro Rosa e Novembro Azul são importantes porque reforçam os cuidados e chamam atenção para a prevenção, mas ele ressalta que o Hospital do Bem, de forma permanente, realiza ações educativas que despertam nas pessoas a necessidade dos cuidados preventivos. “Toda a literatura sobre oncologia preconiza que quanto mais cedo for descoberta a doença, maiores são as chances de cura e êxito no tratamento e isso nós reforçamos aqui, cotidianamente, e quando a doença já existe, oferecemos acolhimento e tratamento humanizado, eficiente e eficaz”, destacou Levi.

Ainda dentro das ações do Outubro Rosa, a equipe do Hospital do Bem realizou, no início do mês, várias rodadas de conversa com diversas abordagens sobre como o paciente oncológico pode melhorar sua qualidade de vida e a forma de enfrentamento da doença, com temas sobre nutrição, psicologia, enfermagem, sobre a conduta farmacêutica, etc. A equipe multiprofissional do Hospital do Bem também participou, no dia 08 de outubro, de uma ação educativa promovida pela Prefeitura da cidade de Malta, numa unidade de saúde daquele município. A atividade teve o objetivo de conscientizar as mulheres sobre a importância dos exames preventivos e do autoexame.

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe