A Paraíba o tempo todo  |

Dia da vacina BCG: imunização é ofertada nas maternidades e deve ser aplicada nas primeiras horas de vida

Foto: Codecom / PMCG

O dia 1 de julho marca o Dia da vacina BCG, que protege contra a tuberculose. A vacina é administrada logo após o nascimento e o ideal é que seja aplicada nas primeiras doze horas de vida. Por isso, a vacina é ofertada diretamente nas maternidades. Em Campina Grande, a imunização acontece no Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea), na Fundação Assistencial da Paraíba (FAP) e no Hospital da Clipsi.

O imunobiológico BCG evita ou diminui a gravidade da bactéria da tuberculose, que pode afetar pulmões, como também ossos, rins e até meninges. A medida de proteção é importante, uma vez que houve aumento significativo nos diagnósticos de tuberculose na Paraíba e em Campina Grande.

Caso a vacina não seja aplicada após o nascimento, ela pode ser administrada até os 4 anos, 11 meses e 29 dias. Os pais, cujas crianças não foram vacinadas anteriormente, devem buscar a maternidade do Isea. As reações adversas são raras e há contraindicação apenas para as crianças imunossuprimidas. Em casos isolados, também devem receber a vacina adultos que tiveram contato com pessoas com hanseníase.

Em 2020 foram identificados 142 novos casos e em 2021 foram 258. O serviço de referência em tuberculose e hanseníase, para teste e tratamento, fica na rua Siqueira Campos, 584, no bairro da Prata. O serviço é aberto ao público e também oferece procedimentos que são agendados pelas Unidades Básicas de Saúde, como exames e consultas com infectologistas.

 

Codecom / PMCG

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe