A Paraíba o tempo todo  |

Criança de Conceição morre em Campina vítima de Calazar

O garoto Emanoel Diniz Martins, dois anos, passou cerca de um mês com febre constante e começou a reclamar de cansaço. A família do menino decidiu levá-lo ao Hospital e Maternidade Calula Leite, na cidade de Conceição, a 482 quilômetros de distância de João Pessoa, para saber o que estava acontecendo com a criança que não queria sair da cama. Ele log foi transferido para Campina Grande, onde foi diagnosticado com leishmaniose visceral, conhecido popularmente como calazar, e morreu na noite de quarta-feira.

 

A prefeitura do município informou que já iniciou os trabalhos de prevenção. Emanoel foi atendido no Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), onde ficou internado por 12 dias, dez deles na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O diretor geral do hospital, Homero Rodrigues, explicou que ele já chegou com o fígado comprometido.

 

“Se a pessoa apresentou febre e fraqueza, precisa encaminhar para cuidados o mais rápido possível”, falou. O fígado da criança cresceu em razão da injeção de protozoários que se proliferaram dentro do fígado e comprimiu os outros órgãos. A doença é transmitida pela picada do mosquito palha, que contamina pessoas e animais em sequência. De acordo com Homero, est mosquito existe em lugar onde tem muito lixo, casas de taipa, de baixa condição social. “É uma doença da pobreza”, completou.

 

 

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe