O secretário de saúde de Campina Grande, Filipe Reul, participou na manhã desta segunda-feira, 20, de mais uma rodada de entrevistas, pela internet, com emissoras de rádio da cidade. Na coletiva de imprensa virtual, o gestor fez um balanço das ações de enfrentamento à Covid-19 no município e anunciou a aquisição de mais 6 mil testes rápidos, além de outras medidas de prevenção que serão realizadas pela Prefeitura nesta semana.

Segundo o secretário, do primeiro lote de 2 mil testes rápidos, adquiridos pela Prefeitura, foram realizados 800 exames. Ele destacou que a compra de mais 6 mil unidades é necessária, pois já existe a transmissão comunitária do novo coronavírus na cidade e o Laboratório Central de Saúde da Paraíba (LACEN) está realizando apenas seis exames por dia de pacientes de Campina Grande para Covid-19.

“Por conta disso, precisamos testar, de forma mais ágil, o maior número possível de profissionais que estão na linha de frente das unidades de saúde, assim como os trabalhadores dos demais serviços essenciais, que fazem o contato diário com a população, como caixas de supermercado e atendentes de farmácias, por exemplo”, explicou.

Filipe Reul detalhou também como está sendo feita a distribuição de meio milhão de máscaras de tecido para a população, que foram adquiridas pela Prefeiura. “A meta é concluir a entrega das máscaras esta semana. Além disso, também fizemos a instalação de dez lavatórios nas feiras e mercados públicos e, a partir de hoje, vamos instalar mais 20 unidades em outros pontos estratégicos, como o Terminal de Integração e as agências da Caixa Econômica Federal, por conta das filas para recebimento de auxílios do Governo Federal”, justificou.

Na entrevista, o secretário também apresentou os números atualizados da Covid-19 na cidade, que já registrou 12 casos positivos da doença, e lamentou a primeira morte provocada pelo novo coronavírus, ocorrida na manhã de ontem no Hospital Municipal Pedro I. Ele informou ainda que outras 34 pessoas, com suspeita de Covid-19, aguardam resultados de exames do LACEN – PB.

Ao final da coletiva, o secretário agradeceu a atuação da imprensa campinense na divulgação das informações oficiais sobre a Covid-19 na cidade e o empenho no combate as notícias falsas. Participaram da entrevista em cadeia de rádio desta segunda-feira jornalistas das emissoras Aarapuan, Panorâmica e Cariri.

Redação com Codecom/CG

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Doze tripulantes de navio atracado em Cabedelo permanecem isolados

Doze tripulantes de um navio petroleiro atracado há mais de um mês no Porto de Cabedelo ainda apresentam sintomas do novo coronavírus e seguem isolados e sendo monitorados pela Secretária…

Covid-19: operação Proteção se estende no bairro de Mangabeira, em JP até sexta

Em comunicado a imprensa a Prefeitura de João Pessoa relatou que a Operação Proteção será realizada, a partir de hoje (27), no bairro de Mangabeira, na zona sul de João…