Diante do avanço do novo coronavírus (Covid-19) pelo Brasil e pelo mundo, os grupos de risco determinados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) — idosos, portadores de doenças crônicas, como diabetes e pressão alta, indivíduos em tratamento contra o câncer ou com a imunidade comprometida — precisam ampliar a cautela, reforçando a adoção de medidas de higiene e isolamento social. Para a bacharel em psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco, Claudiane Neves, os idosos precisam enxergar os pedidos dos filhos e netos de permanecer em casa como um ato de preocupação.

A infecção por coronavírus se comporta de forma parecida com uma gripe comum, no entanto, ela se difere na disseminação, que é muito mais rápida e atinge, especialmente, a população acima dos 60 anos e/ou portadora de problemas crônicos. Isso faz com que as pessoas da terceira idade se enquadrem no principal grupo de risco do Covid-19, uma vez que o processo de envelhecimento é acompanhado de doenças crônicas e indisponibilidades que, querendo ou não, debilitam o sistema imunológico e facilitam a contaminação de qualquer tipo de infecção.

Claudiane Neves comentou sobre algumas dicas para cuidar da saúde mental neste período de isolamento. “Mesmo que você esteja acostumado a ir à academia, a caminhar na praia ou em parques, você pode desenvolver atividades dentro de casa. Seja uma aula de dança, ou uma brincadeira com os netos ou usar uma esteira, caso você tenha uma”, comentou.

Além disso, a profissional recomenda a leitura, os jogos em família e a oração ou meditação, de acordo com a fé de cada um. Esse também é o momento para colocar os hobbies em prática, como o crochê, a costura, cozinhar, ouvir música ou até mesmo estudar outras línguas.

Outra recomendação é tentar evitar o pânico. Claudiane Neves aconselha os idosos a não ficarem 24 horas por dias ligados em programas que falem apenas sobre o vírus. Ela alerta para a ansiedade e sentimentos de pânico que o excesso de informação pode gerar.

Veja algumas atividades que os idosos podem fazer:

  1. ARTESANATO E PINTURA

O artesanato e a pintura são ótimas opções para passar o tempo em casa de forma relaxante e saudável. As atividades artísticas melhoram as habilidades de coordenação, funcionando como uma forma de expressão e prevenindo a solidão e a depressão.

  1. LEITURA

A leitura é uma atividade que aguça a imaginação e mantém a mente ativa. Além de prevenir a perda de memória e a capacidade de concentração, os livros também são ótimas opções para passar o tempo. E aqui vão duas recomendações de dicas literárias, não só para os idosos, mas para todos que se encontram em suas casas: os livros As profecias sem Mistério e Jesus, o Profeta Divino, ambos do escritor Paiva Netto.

  1. ATIVIDADES FÍSICAS

Não é porque a recomendação é ficar em casa que devemos adotar o sedentarismo, uma vez que esse hábito não contribui em nada para a saúde. Então, alguns exercícios físicos podem ser praticados com cuidado dentro do lar.

Por exemplo: exercícios respiratórios que melhoram o fluxo de oxigênio para todo o organismo aumentando a capacidade ventilatória do pulmão. Para realizá-lo, se deve sentar em uma posição confortável, fechar os olhos, colocar a mão sobre a barriga e concentrar-se na respiração. Inspirar pelo nariz e procurar movimentar o abdômen – e não o tórax – ao fazê-lo. Reter o ar por dois segundos e em seguida expirar lentamente pela boca.

  1. JOGOS

Os jogos são ótimas distrações para passar o tempo. Um exemplo é o jogo de quebra-cabeças que, além de ser uma forma de entretenimento, também estimula o raciocínio e a concentração.  Outras atividades também podem ser realizadas junto com ele, como o jogo da memória e outros de tabuleiro que exercitam a mente.

 

Redação

 

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