Por pbagora.com.br

Um dos assuntos mais pesquisados no google neste período de pandemia do COVID-19 é IMUNIDADE. Mas será que as pessoas estão buscando informações confiáveis?

Na internet existem muitas informações boas, mas também existem pessoas querendo se aproveitar pra ganhar dinheiro vendendo produtos ou receitas milagrosas, que muitas vezes não funcionam.

Diante disto, a nutricionista Danielly Targino alerta que é preciso prestar informações com qualidade e respeito para que cada um possa se nutrir de fontes seguras.

Ela lembra que a nutrição pode auxiliar o bom funcionamento do sistema imunológico.

“Esse auxílio não impede que você pegue o vírus, mas caso entre em contato com o vírus e adquira a COVID-19, apresente sintomas menos graves, onde seu corpo vai estar funcionando da melhor forma possível no combate. Uma nutrição inadequada e pobre em nutrientes gera uma resposta imune enfraquecida”, ressaltou.

Nutrientes importantes para o bom funcionamento do Sistema Imune:

  • Boas fontes proteicas: as células do sistema imunológico são formadas por proteínas (carne branca, ovos, aminoácidos como arginina e glutamina)
  • Ômega 3: Potente anti-inflamatório (Peixes como salmão, sardinha, atum, arenque; linhaça e chia)
  • Vitaminas antioxidantes A,C e E: goiaba, ovo de galinha, abóbora, cenoura, oleaginosas(castanhas), laranja, acerola, limão, brócolis, banho de sol. Recente estudo mostrou que os pacientes internados com Covid-19 apresentam deficiência de vitamina D.
  • Vitamina B6 – banana, abacate, alho, castanha de caju, amendoim, atum.
  • Ácido fólico: espinafre, brócolis, beterraba, grão-de-bico.
  • Magnésio: Folhosos verde-escuro, sementes de abóbora e girassol, aveia, grão-de-bico.
  • Zinco e cobre: carne vermelha(consumir 2x/semana), feijão carioca, lentilha, semente de abóbora, castanha de caju, amendoim.
  • Selênio: Castanha do Pará, nozes,amendoa, semante de girassol.
  • Prebióticos e Probióticos: desinflamam o intestino e através de uma barreira intestinal íntegra reforçam nossa imunidade. Exemplos de prebióticos: diversas fibras alimentares, biomassa de banana verde, psyllium. Exemplo de probióticos: alimentos fermentados que contenham bactérias benéficas como : Kefir, kombuchá, iogurtes com probióticos ou lactobacillus.

É perceptível que onde se encontram os nutrientes necessários para o bom funcionamento da imunidade são principalmente nos alimentos naturais, como frutas, verduras, legumes, folhosos, boas fontes de gordura (castanhas, abacate, azeite, peixes) e boas fontes de proteína (frango, peixe, ovos e algumas leguminosas como feijões, grão de bico e lentilha).

“Aproveite o tempo em casa pra se alimentar de forma mais natural, evitando excesso de açúcar e gordura, farináceos, alimentos ultra processados e industrializados(os aditivos químicos fazem mal ao nosso corpo). Utilize sua alimentação para evitar o uso futuro de medicamentos. Como dizia Hipócrates, o pai da medicina: “Que teu alimento seja o teu remédio”, emendou.

Danielly Targino é inscrita no Conselho Regional de Nutrição – CRN 4796 e pode ser encontrada nas redes sociais através do @daniellytargino

 

PB Agora

Notícias relacionadas

CG: em novo decreto, Bruno estabelece regras para os ensinos público e privado

Em novo decreto, publicado também na noite desta sexta-feira, 14, o prefeito Bruno Cunha Lima trata exclusivamente do setor educacional em Campina Grande. A mudança mais significativa diz respeito à…

CG registrar 65 novos casos e 2 óbitos por covid nas últimas 24h

A Secretaria de Saúde de Campina Grande registrou, nesta sexta-feira (14), 65 novos casos, classificados como positivos de covid no município, totalizando 29.350 casos. Nas últimas 24 horas 4 pessoas…