A Paraíba o tempo todo  |

Covid-19: Aguinaldo reforça necessidade da população seguir orientações do Ministério da Saúde

Sensível ao momento delicado que o país vive com a chegada do novo Coronavírus, o Covid-19, o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (Progressistas) tem se mostrado solidário ao problema e convocado a população a seguir às orientações do Ministério da Saúde, sobretudo no tocante ao isolamento social, a fim de ajudar a evitar a proliferação da pandemia em território brasileiro.

Segundo o deputado, o parlamento está unido reafirmando seu compromisso com o país, mantendo uma agenda de interesse nacional com o intuito de aplacar uma iminente crise no sistema da saúde pública.

“Quero reafirmar nosso compromisso como país. O parlamento brasileiro está absolutamente focado na agenda de interesse nacional, sobretudo em uma crise grave como é essa que  nos impõe uma reflexão para nós termos que agir e reagir com serenidade, com tranquilidade, responsabilidade e sobretudo com velocidade às necessidades do nosso país. Estamos bastantes preocupados em relação a esse momento”, ressaltou.

Na última quinta-feira (12) os ministros da Economia, Saúde, Secretaria de Governo, entre outros, estiveram na Câmara dos Deputados para alertar sobre a gravidade do problema no sentido de enfatizar a necessidade de imposição de cuidados que a população precisa ter para evitar a progressão geométrica do contágio no território nacional. Aguinaldo lembra que apesar de a letalidade do vírus ser baixa, o maior problema é o ataque ao Sistema de Saúde, que diante das dificuldades enfrentadas, não tem condições de responder às necessidades em caso de contágio em massa.

“Lá ouvimos com muita clareza  o plano do ministro (da Saúde) Mandetta, que é o plano de contingência de fato, compatível com a expectativa que o parlamento tinha, diante da gravidade do momento, no sentido de impor os cuidados que a população precisa ter para evitar a progressão geométrica do contágio. Esse é um vírus que tem uma letalidade baixa do ponto de vista do cidadão, mas ataca o Sistema de Saúde, porque ocorre ao mesmo tempo e faz com que todos procurem ajuda. E notadamente um país como nosso, que tem uma dimensão continental, um sistema de saúde com vários problemas, não tem condições de responder a necessidade ao contágio em massa, sobretudo em relação aos casos que carecem maiores cuidados em função de sua gravidade”, alertou.

Cuidados individuais básicos de higiene podem impedir que o novo coronavírus se espalhe

O novo coronavírus, chamado de Covid-19, é um vírus respiratório e se espalha pelo contato humano, por isso a prática da higiene individual frequente se faz necessária.

Medidas rotineiras do dia a dia podem salvar vidas. Estima-se que, sem a adoção dessas medidas, o número de casos da doença dobre a cada três dias. Portanto, para que a epidemia não evolua, confira abaixo as principais orientações.

– Lave bem as mãos com água e sabão (dedos, unhas, punho, palma e dorso) e seque-as, de preferência com toalhas de papel.

– Higienize as mãos com álcool em gel 70% com frequência.

– Evite aglomerações.

– Reduza o contato social.

– Utilize o álcool gel para higienizar celulares, brinquedos, maçanetas e corrimões.

– Para a limpeza doméstica, aposte na água sanitária para desinfetar superfícies.

– Roupas, inclusive as de cama, de pessoas infectadas devem ser lavadas à parte. Caso não seja possível lavá-las imediatamente, armazene-as em sacos plásticos.

– Evite abraços, apertos de mãos e beijos no rosto.

– Ao tossir, cubra a boca e o nariz com a parte interna do braço ou use lenço descartável (e jogue-o fora imediatamente após o uso).

– Evite levar as mãos aos olhos, nariz e boca.

– As máscaras faciais descartáveis devem ser utilizadas por profissionais de saúde, cuidadores de idosos, mães que estão amamentando e pessoas diagnosticadas com o coronavírus.

– Tenha em sua residência medicamentos para a redução da febre e controle da tosse. O ideal é que eles sejam receitados por um médico, a depender de cada caso.

– Se você apresenta sintomas da doença, procure uma unidade de saúde.

– Pessoas diagnosticadas com o coronavírus serão aconselhadas pelo médico em relação ao atendimento hospitalar e isolamentos mais apropriados.

– Idosos e doentes crônicos devem evitar contato social como idas ao cinema, shoppings, viagens e locais com aglomeração de pessoas.

– Se imunize contra a gripe: a Campanha Nacional de Vacinação terá início em 23 de março, com priorização para idosos e profissionais de saúde. Mesmo que a vacina não seja especificamente contra o coronavírus, protege contra três tipos de vírus (H1N1, H3N2 e Influenza B) e, por isso, ajuda a reduzir a demanda de pacientes com sintomas respiratórios, acelerando o diagnóstico de pacientes com o Covid-19.

E as orientações em relação ao trabalho em áreas com casos confirmados de transmissão comunitária?

A recomendação do Ministério da Saúde para essa situação é a redução de deslocamento para o trabalho, ou seja: reuniões devem ser realizadas virtualmente, viagens não essenciais (avaliadas pela empresa) devem ser adiadas e, quando possível, o trabalho deve ser realizado de casa (home office). Caso não seja possível o home office, é recomendada a adoção de horários alternativos para evitar períodos de pico.

E as recomendações para as instituições de ensino?

O Ministério da Saúde incentiva o planejamento de antecipação de férias para reduzir prejuízos no calendário escolar, também incentivando a possibilidade de utilizar o ensino à distância.

Importante destacar que as recomendações deverão ser adaptadas pelos gestores estaduais e municipais de acordo com suas realidades locais.

 
PB Agora com Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe