Os dados do Ministério da Saúde divulgados nessa terça-feira, 14, apontam que o total de pessoas que se recuperaram da contaminação do coronavírus supera o número de pacientes internados ou que aguardam o resultado de seus exames.

Há hoje 9.704 pacientes da covid-19 oficialmente contabilizados pelo governo, enquanto o total de recuperados chega a 14.026, o que representa 55% dos que testaram positivo. É preciso ponderar, no entanto, que há um grande volume de subnotificações, ou seja, casos de contaminações desconhecidos nas estatísticas oficiais, o que elevaria consideravelmente o número de doentes.

Das 25.262 pessoas infectadas pela covid-19 em todo o País até hoje, 1.532 morreram, segundo dados atualizados até essa terça-feira. O secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, afirmou que, para monitorar a situação dos leitos nos hospitais, a pasta passou a exigir que hospitais públicos e privados submetam frequentemente dados atualizados sobre a ocupação dos leitos de UTI, mesmo aqueles que não estão reservados para pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

As informações são necessárias para que o ministério saiba para quais regiões do País deve emitir alertas sobre riscos de colapso na rede de atendimento. “A gente passa a ter informação mais precisa sobre disponibilidade dos leitos e em quais hospitais vamos perceber que precisamos emitir algum aviso de alerta para essa questão de que estamos já chegando ao limite do atendimento. É super importante isso”, afirmou o secretário.

O chefe do ministério, Luiz Henrique Mandetta, destacou que as medidas de contenção do avanço do vírus levam 14 dias para fazer efeito. Por isso, pediu para que a população não considere que “está tudo encerrado”. “Então, é bom ficar muito atento porque às vezes a pessoa pode ver e achar que está tudo encerrado”, disse Mandetta. No domingo, em encontro com líderes religiosos, o presidente Jair Bolsonaro disse que “está começando a ir embora essa questão do vírus”.

PB Agora com Terra

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

COVID-19: Romero reforça apelo por cumprimento do isolamento social

Prefeito ressalta imediato funcionamento do hospital de campanha e a reserva técnica na Clipsi, com mais 45 leitos O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, destacou na manhã desta terça-feira,…

PB tem 3ª maior taxa de cumprimento do distanciamento social no Nordeste

Uma pesquisa coordenada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), mostra que a Paraíba tem a terceira maior taxa de população que cumpre medidas de distanciamento social durante a pandemia de…