A Paraíba o tempo todo  |

Coronavac: terceira dose não está descartada na PB, mas antes secretaria irá esperar por evidências científicas

A aplicação de uma terceira dose de vacina contra a covid-19 para quem já foi imunizado com as duas doses da Coronavac, na Paraíba, não está descartada, mas também não foi confirmada pelo secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, que adiantou, em entrevista nesta segunda-feira (16) que a decisão só será tomada após evidências científicas.

Atualmente, um teste de reforço do imunizante está sendo realizado em idosos na Ilha de Paquetá, bairro do Rio de Janeiro. Eles vão receber uma dose da AstraZeneca ou da Pfizer a partir do dia 29 de agosto. Após o resultado, o Ministério da Saúde estudará a possibilidade de adoção da medida em todo território nacional.

“As evidências científicas é que mostrarão se há ou não indicação de um reforço e uma revacinação àquelas pessoas que receberam a CoronaVac”, adiantou Geraldo.

O secretário fez questão de destacar o avanço no cenário estadual, sobretudo por conta das ações conjuntas, por meio das medidas restritivas, resultando na diminuição dos números de óbitos e da taxa de ocupação de leitos de UTI no estado. No último boletim epidemiológico divulgado pela secretaria neste domingo (15), a ocupação total de leitos de UTI na Paraíba era de 18%, com 4 óbitos registrados nas últimas 24 horas.

“A nossa última atitude, há um mês, de utilizar as 280 mil doses de D2 para D1 propiciou uma população maior protegida na Paraíba. Simultaneamente, nós temos que ter a consciência de que estamos na iminente chegada da variante Delta ao nosso estado. Já temos transmissão comunitária no Ceará e em Pernambuco e brevemente estará circulando em nosso estado. Por isso, que esse novo decreto que começou a vigorar no dia de hoje foi repetido com as precauções necessárias”, ressaltou.

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe