A Paraíba o tempo todo  |

Convivência com avós ajuda no desenvolvimento das crianças, afirmam psicólogos paraibanos

Quem não adora comida de vó? Dizem que ser avô é a melhor época da vida, porque você convive com os pequenos sem a obrigação de educá-los. Pelo ponto de vista dos netos, as lembranças são os mimos. Aquele pedido especial, que não precisa ser complicado como um bolo, que sempre é atendido. A importância dos avós na vida dos netos vem daí, mas não só. Eles podem ajudar em várias coisas, afirmam o psicólogo Fabrício Oliveira e a psicóloga e terapeuta de idosos, Aponira Santos.

Há quem diga que os avós são uma versão dos pais, só que com mais açúcar. Cobranças menores, mimos e momentos de cumplicidade justiçam tal comparação. Mas a verdade é que os avós representam muito mais. Para Fabricio, manter uma relação de convivência e afeto entre avós e netos é extremamente importante não só para o fortalecimento do vínculo entre as duas gerações, mas também para o desenvolvimento da saúde, do bem -estar, da autoestima e da autoconfiança de ambas as partes. A troca de conhecimento entre avós e netos é de grande importância porque um aprende com o outro a partir da relação de respeito e carinho. Além disso, crianças que vivem com os seus avós têm menos chances de apresentar quadros de depressão e ansiedade, bem como os avós que desfrutam dessa convivência têm uma melhor qualidade de vida”, comentou.

A terapeuta Aponira, também pensa neste sentido, onde destaca que os avos são os responsáveis por deixar na criança e adolescente uma marca emocional e de aprendizagem que é carregada por toda a vida. Os ensinamentos, na maioria das vezes, ocorrem de maneira natural, durante a convivência. É como se fossem capazes de transmitir um pouco da experiência acumulada, contribuindo em grande medida para o processo de desenvolvimento.

“O neto que tem a possibilidade de conviver com os avós se desenvolve melhor, dizem psicólogos especializados em psicologia infantil. A explicação está nos valores passados durante o tempo compartilhado, os quais influenciam positivamente na formação do caráter da criança. Esta premissa é ainda mais válida nos dias atuais, quando muitos pais acabam se distanciando da vida dos filhos por causa da correria do dia a dia. Os avós, além de oferecerem todo o amor característico, também suprem uma lacuna de ensinamentos”, disse a Aponira, ao destacar exemplos concretos de situações nas quais os avós ajudam na formação os netos!

• Ensinam a ter mais paciência e reagir com menos aos acontecimentos do cotidiano.
• Ensinam a demonstrar afeto e a não esconder os sentimentos.
• Ensinam a ser mais empático e tratar de compreender os problemas e as limitações do outro.
• Ensinam o valor de ser perseverante.
• Ensinam a acreditar nas próprias habilidades.
Da Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe