A Paraíba o tempo todo  |

CG: secretaria de Saúde passa a disponibilizar vacina BCG no Centro de Saúde do Catolé

A Secretaria de Saúde de Campina Grande passa a disponibilizar a vacina BCG em mais um ponto de vacinação a partir desta segunda-feira, 26. A vacinação, que antes era realizada exclusivamente no Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA), também será ofertada no Centro de Saúde do Catolé, diariamente, das 13h às 16h.

A vacina, em dose única, é aplicada em crianças de 0 até menores de 5 anos de idade e protege da forma grave da tuberculose, meningite tuberculosa ou comprometimentos pulmonares. A proteção é fundamental para as crianças, porque elas têm menor imunidade às doenças que podem levar à morte. O mês de julho é dedicado à atenção à vacina BCG.

No ISEA a proteção BCG é administrada logo após o nascimento. Mas, em algumas maternidades, a vacina não é ofertada, principalmente na rede particular. Desde o início da pandemia, o Ministério da Saúde tem percebido uma diminuição da busca pela imunização, o que reforça a necessidade da convocação dos pais e responsáveis para vacinarem seus filhos.

A vacina é contraindicada para recém-nascidos prematuros ou imunodeprimidos, como ainda para os bebês cujas mães fizeram uso de imunodeprimidos durante a gestação. A injeção deixa uma cicatriz no braço, mas não provoca maiores reações e ainda atende com resposta imunológica a outras infecções virais ou bacterianas. Os pais devem levar o cartão da criança para receber o registro da aplicação da vacina.

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe