Por pbagora.com.br

 A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe termina na próxima sexta-feira (23). O prazo se encerraria no último dia 9 e foi prorrogado porque os estados não atingiram a meta. Na Paraíba, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o objetivo é imunizar pelo menos 757,6 mil paraibanos, o que corresponde a 80% do público-alvo total. Até o último dia 19, já haviam sido imunizadas cerca de 60% das pessoas, ainda segundo a SES.

A secretaria está orientando as prefeituras para desenvolverem ações durante toda esta semana para atingir as metas. “Ainda estamos com 23 municípios apresentando coberturas abaixo de 50%. No entanto, todos os 223 já receberam quase o total de doses da vacina para alcançar a meta. O que está faltando mesmo é a implantação das estratégias para a busca dos faltosos”, disse a chefe do Núcleo de Imunização da SES, Isiane Queiroga.

O grupo prioritário da campanha é composto por crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais. Eles somam 947 mil pessoas na Paraíba e são o público mais vulnerável a desenvolver a forma grave da doença, segundo o Ministério da Saúde.

Segundo dados parciais da SES, foram vacinadas em todo o Estado, até o último dia 19 de maio, 143.013 crianças, 27.161 gestantes, 282.866 idosos, 5.552 mulheres em pós-parto, 45.352 trabalhadores da saúde e 9.480 indígenas, o que representa um pouco mais de 60% do público-alvo.

Sessenta e sete municípios paraibanos já atingiram ou superaram a meta de cobertura para a campanha de influenza (80%). A expectativa da Secretaria de Saúde é que todos os esforços sejam feitos pelos municípios para que a meta seja alcançada até o dia 23 de maio e, dessa forma, seja evitado o surgimento de casos de gripe ou complicações causadas pela doença.

Redação com G1

Notícias relacionadas

Vacinas chegam à PB no fim da tarde de hoje e são distribuídas nesta sexta

Chegam à Paraíba, no fim da tarde desta quinta-feira (22) 59.300 doses de vacinas contra covid-19. São 11.800 para aplicação da segunda dose da Butantan e 47.500 para ampliação de…

Consórcio Nordeste visita Moscou para acelerar importação de vacina contra covid

Nesta semana, uma delegação de representantes do Consórcio de Governadores do Nordeste e do Norte está em Moscou para reuniões que podem acelerar a importação de vacinas russas contra a…