A Paraíba o tempo todo  |

Campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes começa nesta 2ª em CG

A Secretaria de Saúde de Campina Grande dá início nesta segunda-feira, 4, à Campanha Nacional de Multivacinação de crianças e adolescentes. O objetivo é colocar em dia as carteiras de vacinação dos menores de 15 anos de idade com as vacinas de rotina das suas faixas etárias.

A campanha será lançada nesta segunda-feira, no Parque da Criança, pela manhã das 9h às 12h, mas segue em todos os Centros de Saúde, Policlínicas e Unidades Básicas de Saúde até o dia 29 de outubro. Entre as vacinas oferecidas estão as que protegem contra o tétano, coqueluche, meningite, rotavírus e hepatites, entre outras.

“É uma intensificação da vacinação de rotina, que já acontece de forma contínua. Desde o início da pandemia identificamos uma queda na procura pelas outras vacinas para o público infanto-juvenil, sendo necessário que as cadernetas sejam atualizadas”, destacou a gerente de Atenção Básica, Samira Luna.

Como a vacinação contra covid-19 está abrangendo atualmente os adolescentes, a gerente de Atenção Básica do Município explicou que não há problema em receber essas outras vacinas concomitantemente. “As pessoas que tomaram as vacinas contra a covid-19 podem tomar as doses que protegem contra as demais doenças sem nenhuma restrição. O Ministério da Saúde lançou uma nota técnica que esclarece não ser necessário intervalo de tempo entre as vacinas em questão”, explicou.

A Campanha de Multivacinação busca cumprir o Calendário Nacional de Imunização. Os pais e responsáveis devem apresentar o cartão do SUS e a Carteira de Vacinação para que as crianças e os adolescentes possam ser imunizados.

Saiba quais as vacinas de rotina, períodos adequados e prazos de limite para os atrasados até seis anos de idade:

BCG – Dose única – Ao nascer (pode tomar até os quatro anos de idade)

Hepatite B – Dose única – Ao nascer (pode tomar até o primeiro mês de vida)

Pentavalente – 3 doses – 1ª dose: 2 meses 2ª dose: 4 meses 3ª dose: 6 meses (pode iniciar o esquema vacinal até os seis anos de idade)

Poliomielite inativada – 3 doses 1ª dose: 2 meses 2ª dose: 4 meses 3ª dose: 6 meses (pode iniciar o esquema vacinal até os quatro anos de idade)

Poliomielite oral – 2 reforços 1º reforço: 15 meses 2º reforço: 4 anos (pode iniciar o esquema vacinal até os quatro anos de idade)

Rotavírus – 2 doses 1ª dose: 2 meses 2ª dose: 4 meses. (pode tomar a primeira dose até três meses e quinze dias e a segunda dose até sete meses)

Pneumocócica 10 – 2 doses e 1 reforço 1ª dose: 2 meses 2ª dose: 4 meses Reforço: 12 meses. (pode iniciar o esquema vacinal até os quatro anos de idade)

Meningocócica C – 2 doses e 1 reforço 1ª dose: 3 meses 2ª dose: 5 meses Reforço: 12 meses.

Tríplice viral (SCR – sarampo, caxumba e rubéola) – 2 doses 1ª dose e 2ª dose: 12 meses, com intervalo de 30 dias entre as doses. (pode iniciar o esquema vacinal até os seis anos de idade)

Tetra viral (SCRV – sarampo, caxumba e rubéola e varicela) – 1 dose – 15 meses. (pode tomar até os quatro anos de idade)

DTP – 2 reforços 1º reforço: 15 meses 2º reforço: 4 anos. (pode iniciar o esquema vacinal até os seis anos de idade)

Hepatite A – 1 dose – 15 meses. (pode tomar até os quatro anos de idade)

Varicela – 1 dose – 4 anos. (pode tomar até os quatro anos de idade)

Febre amarela – 1 dose e Reforço Dose: 9 meses Reforço: 4 anos. (pode iniciar o esquema vacinal até os quatro anos de idade e, entre cinco e seis anos, pode tomar apenas uma dose)

Vacinas de rotina, períodos adequados e prazos de limite para os atrasados até quatorze anos de idade:

Hepatite B – Iniciar ou completar 3 doses, de acordo com histórico vacinal.

Febre amarela – Dose única (para aqueles que tomaram apenas uma dose ou nenhuma dose no período adequado)

Tríplice viral – Iniciar ou completar 2 doses, de acordo com histórico vacinal

Difteria e tétano – Iniciar ou completar 3 doses, de acordo com histórico vacina.

Meningocócica ACWY – 1 dose – 11 e 12 anos

HPV quadrivalente – 2 doses com intervalo de seis meses. Meninas: de 09 a 14 anos Meninos: de 11 a 14 anos.

Varicela – 1 ou duas doses a depender do laboratório produtor

dTpa – 1 dose

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe