Por pbagora.com.br

O consórcio de veículos de imprensa divulgou novo levantamento da situação da pandemia de coronavírus no Brasil a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde, consolidados às 20h deste sábado (14).

O país registrou 818 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 165.673 óbitos desde o começo da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 484, voltando a se aproximar da casa dos 500. A variação foi de +15% em comparação à média de 14 dias atrás, indicando tendência de estabilidade nas mortes por Covid. É o limite da estabilidade, já que um índice maior que 15% apontaria para alta.

O alto número de mortes em 24 horas pode ser reflexo da atualização do estado de SP, que não apresentou números novos de óbitos na véspera devido a problemas com o sistema do Ministério da Saúde. Isso resultou em represamento, sendo neste sábado registradas 347 mortes de uma vez no estado.

Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 5.848.101 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 36.402 desses confirmados no último dia. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 27.892 novos diagnósticos por dia, uma variação de +29% em relação aos casos registrados em duas semanas. Ou seja, indica tendência de alta em relação aos últimos 14 dias.

Nove estados e o DF apresentam indicativo de alta de mortes. Além do Distrito Federal: Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Acre, Amapá, Rondônia, Roraima, Tocantins e Rio Grande do Norte.

Vale ressaltar que há estados em que o baixo número médio de óbitos pode levar a grandes variações percentuais. Em RR, por exemplo, que teve o maior indicativo de aumento, a média móvel de mortes saltou de 0 para 2 em duas semanas, resultando em alta de 1.000%. No RN a média estava em 2 e mudou para 6, resultando em aumento de 163%. Diferentes do PR, que estava com a média em 17 e agora tem 47 mortes por dia, alta de 179%. Os dados de médias móveis são, em geral, em números decimais e arredondados para facilitar a apresentação dos dados.

A Paraíba tem 138.464 casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus, segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgadas nesta sábado (14). O número de mortes confirmadas por Covid-19 subiu para 3.199 no estado desde o início da pandemia. Todos os 223 municípios paraibanos registraram casos da doença.

Consórcio de Imprensa

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Genival Lacerda é internado em Recife com Covid-19 e respira com aparelhos

O cantor e compositor Genival Lacerda, de 89 anos, está internado em uma hospital de Recife. Segundo familiares, o artista está com Covid-19 e recebe tratamento na Unidade de Terapia…

João Almeida sofre acidente enquanto atuava como PRF e é hospitalizado

O vereador e ex-candidato a prefeito de João Pessoa, João Almeida, sofreu um acidente na noite de ontem, terça-feira, 1º, enquanto trabalhava como policial rodoviário federal. João estava atuando no…