A Paraíba o tempo todo  |

Brasil se aproxima de 440 mil mortos por Covid-19

O Brasil registrou 2.517 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando nesta terça-feira (18) 439.379 óbitos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias chegou a 1.953 –maior que a da véspera pelo terceiro dia seguido. Em comparação à média de 14 dias atrás, no entanto, a variação foi de -16%, e continua indicando tendência de queda nos óbitos decorrentes do vírus.

Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados às 20h desta terça. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.

O Brasil completa agora 118 dias com a média móvel de mortes acima da marca de 1 mil. De março até o dia 10 de maio, foram 55 dias seguidos com essa média acima da marca de 2 mil. Completamos agora 8 dias com indicativo de queda na curva de mortes (na comparação com duas semanas atrás) –algo que foi registrado pela última vez só em novembro do ano passado.

Dois estados aparecem com tendência de alta nas mortes: AM e PI.

No caso do Piauí, a secretaria informou que o dado de mortes do dia foi inflado devido a uma revisão de óbitos ocorridos em meses anteriores. Das 121 mortes registradas nesta terça, 107 são referentes a outros meses –e apenas 14 foram atribuídas de fato no dia.

Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 15.661.106 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 35.888 desses confirmados no último dia. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 64.348 novos diagnósticos por dia. Isso representa uma variação de +9% em relação aos casos registrados em duas semanas, o que indica tendência de estabilidade também nos diagnósticos.

Desde segunda (10), a média móvel de casos vem subindo um pouco a cada dia. Há 29 dias, essa média aparece em torno de 60 mil diagnósticos diários. Ela tem subido e descido na faixa entre 55 mil e 65 mil desde o dia 20 de abril –diferente da média de mortes, que no mesmo período caiu em quase 1/3.

Essa comparação leva em conta a média de mortes nos últimos 7 dias até a publicação deste balanço em relação à média registrada duas semanas atrás (entenda os critérios usados pelo G1 para analisar as tendências da pandemia).

Vale ressaltar que há estados em que o baixo número médio de óbitos pode levar a grandes variações percentuais. Os dados de médias móveis são, em geral, em números decimais e arredondados para facilitar a apresentação dos dados.

Vacinação
O Brasil aplicou quase 60 milhões de doses de vacinas contra a Covid, somando a primeira e a segunda doses, de acordo com novo balanço do consórcio de veículos de imprensa, consolidados às 20h desta terça-feira (18). São 59.609.468 doses aplicadas em todo o país.

Os dados apontam que 39.897.840 pessoas já receberam a primeira dose de vacina, o que representa 18,84% da população brasileira.

Já a segunda dose foi aplicada em 19.711.628 pessoas em todos os estados e no Distrito Federal, o que corresponde a 9,31% da população.

Paraíba – A Paraíba tem 311.355 casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus, segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgadas nesta terça-feira (18). O número de mortes confirmadas por Covid-19 subiu para 7.275 no estado desde o início da pandemia. São 855 novos casos e mais 27 mortes na última atualização. Todos os 223 municípios paraibanos registraram casos da doença e 217 cidades registraram óbitos.

Consórcio de Imprensa

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe