A Paraíba o tempo todo  |

Atraso de vacinas faz Estado adiar Dia D

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) adiou o ‘Dia D contra a gripe’, que aconteceria no próximo sábado (24), para o próximo dia 8 de maio, por causa do atraso na entrega de vacinas contra a gripe comum, confirmado pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (19).

A Coordenação Estadual de Imunização informou que como o Estado havia recebido 50% das doses, os municípios poderão iniciar a vacinação dos idosos contra a gripe sazonal na próxima segunda-feira (26), sendo que a mobilização estadual e a abertura de 1.540 postos fixos e volantes da Paraíba só acontecerão no dia 8 de maio.

“Os municípios poderão começar a vacinação dos idosos nas áreas de difícil acesso, na zona rural, na próxima semana, mas vamos seguir o calendário do Ministério da Saúde, adiando a mobilização estadual, que vai incluir a vacinação dos idosos, contra a gripe comum, e de todas as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários para a vacinação contra a influenza A (H1N1)”, explicou Walter Albuquerque, coordenador estadual de Imunização da SES.

Balanço – Na Paraíba, até o final da tarde desta segunda-feira (19), 582.395 pessoas haviam sido vacinadas contra a influenza pandêmica A. O Estado decidiu não seguir o calendário de vacinação elaborado pelo Ministério da Saúde e está vacinando todos os grupos prioritários, ao mesmo tempo.

A meta é imunizar, pelo menos, 80% das 1.750.172 pessoas que estariam nos grupos prioritários: indígenas, profissionais da saúde, crianças de 6 meses a 2 anos, gestantes, portadores de doenças crônicas e jovens e adulto entre 20 e 39 anos. A campanha termina no dia 21 de maio.

Segundo a Assessoria de Imprensa do Ministério da Saúde, problemas na entrega das doses de vacina contra a gripe comum, produzida pelo Instituto Butantã, de São Paulo, obrigaram o MS a alterar o calendário da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso.

A estratégia foi adiada somente nos Estados das regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste, que vacinarão os idosos até 21 de maio. Já nas regiões Norte e Sul, permanece a data inicialmente prevista para vacinação dos idosos: de 24 de abril a 7 de maio.

Campanha idosos – A Campanha Nacional do Idoso é realizada anualmente e tem o objetivo de imunizar 410.140 pessoas com 60 anos ou mais contra a gripe comum. Essa faixa etária é a mais suscetível para complicações e óbitos causados pela gripe.

“Os surtos e epidemias de gripes são mais comuns entre os meses de maio e setembro e o meio mais eficaz de evitar suas complicações é a vacinação”, alertou Walter Albuquerque.

 

 

Secom/JP

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe