O munícipio de Princesa Isabel, atualmente, presta assistência a 163 gestantes, através do programa de Atenção Primária em saúde . Todos os exames de rotina laboratoriais, sorológicos e de imagem necessários são ofertados gratuitamente.
Os testes rápidos são realizados na própria unidade básica de saúde, os laboratoriais são encaminhados ao hospital São Vicente e os de Imagem ao Centro de Diagnóstico por Imagem Dr. Felipe Kumamoto.
As UBSs dos bairros São Francisco e Jardim Karlota, por exemplo, acompanham 36 gestantes, com atendimentos com agendamento prévio, com médicos e enfermeiros, com todos os protocolos de segurança e proteção recomendados pelas autoridades sanitárias.
As gestantes que apresentam alguma comorbidade, que faz com que a gravidez seja considerada de risco, são acompanhadas também pela Maternidade Peregrino Filho, de Patos, que é a nossa referência imediata.
As consultas com o obstetra são realizadas mensal ou quinzenalmente, de acordo com o quadro clínico e a necessidade de cada uma. O município segue realizando o acompanhamento de perto, prestando suporte ainda no agendamento das consultas e na garantia do transporte para levar e buscar a gestante.
O pré-natal se inicia na descoberta da gestação e vai até a consulta puerperal. O acompanhamento segue até o final do puerpério.
Assessoria
Acompanhe o PB Agora nas redes:
A noite desta sexta-feira (5) produziu um fato político que pode redesenhar alianças no campo…
O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil), reconheceu nesta sexta-feira (5) que…
A história da Paraíba é realmente rica, e um dos exemplos mais impressionantes dessa memória…
A Superintendência Executiva de Administração do Meio Ambiente (Sudema) divulgou, nesta sexta-feira (5), o relatório…
O feriado de Nossa Senhora da Conceição, celebrado nesta segunda-feira (8), provoca mudanças no funcionamento…
Imagens divulgadas nas redes sociais registraram um automóvel sendo consumido pelas chamas na tarde deste…