A Paraíba o tempo todo  |

Alimentação não balanceada pode causar danos à saúde, afirma nutricionista

Ter crianças pequenas em casa é enfrentar constantemente a difícil tarefa de fazê-las se alimentar adequadamente. Os constantes diálogos e as negociações entre uma garfada e outra acabam ajudando, mas algumas vezes sem muito sucesso. A irregularidade na alimentação balanceada pode causar sérios danos, um deles a carência de micronutrientes (vitaminas e minerais) que é chamada de ‘fome oculta’.

 

Esse problema é um fenômeno pouco divulgado, o que é até preocupante, pois ela é silenciosa e quando se encontra em estágio avançado deixa o organismo mais fraco e vulnerável a inflamações e infecções. Esse desequilíbrio na alimentação é causado pelo] consumo insuficiente e alimentos fontes para o desenvolvimento do organismo como frutas, legumes e verduras, peixes e óleos vegetais, além de leite e seus derivados.

 

“Refere-se à carência de micronutrientes (vitaminas e minerais) e não está relacionada com a oferta calórica ingerida diariamente, ou seja, não se trata da quantidade de alimentos consumidos e sim da qualidade dos mesmos. Ocorre devido à baixa ingestão dos micronutrientes, pela falta de uma alimentação adequada, que atenda todas as necessidades do indivíduo”, explicou a nutricionista Layse Moura.

 

É necessário distinguir a fome clássica, má nutrição da fome oculta. Essa última pode aparecer mesmo em pessoas que ingerem a quantidade de calorias adequadas ou até mesmo naquelas que apresentam excesso de peso ou obesidade.

 

 

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe