Por pbagora.com.br

O alerta infectologistas e das autoridades autoridades sanitárias e epidemiológica se cumpriu. Após passar duas semanas na faixa azul, e voltar para a zona de instabilidade, a Paraíba entrou na “temida” faixa vermelha de mortes causadas pela Covid-19 no Brasil, segundo dados do Consórcio de Imprensa divulgado nacionalmente.

Esta é a primeira vez que a Paraíba entra na faixa vermelha de mortes pela Covid, desde que o Consórcio de Imprensa começou a divulgar os números da pandemia a partir de dados coletados junto as secretarias dos Estados. Apenas dois estados brasileiros estão com alta de morte causadas pela Covid: Paraíba e Piauí. A Paraíba apresenta uma alta de 19%, o que deixa as autoridades ainda mais preocupadas.

Esse crescimento já havia sido previsto por alguns especialistas, devido o afrouxamento das medidas de segurança e os aglomerados de pessoas em shoppings e nas praias.

Na dinâmica dos números da Covid, a Paraíba já entrou três vezes na zona de instabilidade e depois migrou para a faixa azul, que dá um “alívio” nos casos de morte causadas pela doença. Agora entrou na faixa vermelha.

O secretário de Saúde Geraldo Medeiros, que é contra o retorno das aulas nesse momento, continua defendido insistentemente, o distanciamento social e o uso de máscara e álcool em gel como medidas eficazes para evitar a contaminação do vírus.
Desde que a Organização Mundial de Saúde (OMS), decretou o novo coronavírus como pandemia, mais de 2.900 vidas foram perdidas na Paraíba.

A Paraíba tem 127.456 casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus, segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgadas nesta quinta-feira (15). O número de mortes confirmadas por Covid-19 subiu para 2.970 no estado desde o início da pandemia. Todos os 223 municípios paraibanos registraram casos da doença.

Severino Lopes
PB Agora

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

COVID-19: Paraíba tem 433 novos casos em 24h e 9 óbitos

Neste sábado (24) a Paraíba registrou 433 novos casos de Covid-19 e 09 óbitos confirmados desde a última atualização. Cinco dos óbitos ocorridos nas últimas 24h. Até o momento, 130.658…

Anvisa autoriza importação de seis milhões de doses da CoronaVac

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou nesta sexta-feira (23) a importação de seis milhões de doses da CoronaVac, vacina produzida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o…