A Paraíba o tempo todo  |

ALERTA: Acessórios bucais podem causar mau hálito, fratura e dor nos dentes

O que pode parecer ser um simples acessório e trazer glamour ao sorriso, também pode causar problemas sérios à saúde bucal. Os apetrechos que têm sido usados pelas pessoas como enfeite, entre eles, grillz e piercings, exigem cuidados de especialistas, é o que orienta Suyana Carneiro, cirurgiã-dentista do Sistema Hapvida.

A especialista explica que o uso indiscriminado pode trazer uma série de transtornos para a saúde bucal, como mau hálito, fratura dentária, dor, problemas de mastigação e na fala, sensibilidade e retração gengival.

“É necessário entender que a aplicação de um objeto desses pode causar alguns problemas: infecção, inflamação, feridas, inchaço e ainda, o paciente pode ter algum tipo de reação aos materiais. Em alguns casos, se não for bem encaixada e colocada na posição adequada”, sinaliza.

O mais utilizado é o grillz. Ele costuma ser feito com ouro ou prata e é removível, podendo ser retirado a qualquer momento. Apesar da praticidade, usar um acessório como esse requer cuidados maiores com a higiene bucal. “Você não deve se alimentar com esse tipo de jóia dentária na sua boca, com o risco de te trazer problemas de mastigação. Outro ponto que pode ser afetado é a fonética, o paciente não vai conseguir pronunciar adequadamente as palavras enquanto estiver com o objeto“, explica.

O uso de acessórios tem se tornado cada vez mais comum, principalmente com a influência de celebridades que ostentam a decoração no sorriso. Johnny Depp, Alicia Keys, Beyoncé, Rihanna e as cantoras brasileiras Glória Groove e Luisa Sonza já exibiram o sorriso ‘brilhante’.

Com tantos pontos a serem observados, a especialista do Sistema Hapvida sugere que os cuidados com a saúde bucal valorizam mais o sorriso do que qualquer apetrecho que possa ser adicionado. “O maior brilho, a maior jóia que você pode ter na boca é o seu sorriso e um bom cuidado com a saúde bucal”, finaliza.

 

Da Redação com Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe