A Paraíba o tempo todo  |

PB: ações do governo garantem 2ª menor taxa de ocupação de leitos covid no país

A Paraíba foi destaque na mídia nacional por ter a segunda menor taxa de ocupação de leitos para Covid-19 do Brasil. Atualmente, o estado conta com 1.239 leitos, sendo 685 de enfermaria e 554 de UTI e uma taxa que varia entre 50% e 60% nos últimos 15 dias.

De acordo com o secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, este destaque é o resultado das medidas restritivas e ações realizadas pelo Governo do Estado no combate à pandemia. “Em abril, foram antecipados alguns feriados, prolongando por uma semana inteira no período da Semana Santa, no sentido de manter a população em casa para desacelerar a transmissão do vírus, além do toque de recolher nos municípios que apresentavam os piores números”, pontua.

Geraldo Medeiros explica que algumas medidas restritivas foram tomadas antes mesmo do Estado apresentar uma taxa de ocupação superior a 90%. Diminuição do tempo de funcionamento de bares e restaurantes, toque de recolher entre as 22h e 05h, a suspensão das aulas presenciais das redes públicas estadual e municipal, e alterações nos horários de expediente nos setores do comércio e da construção civil foram algumas dessas medidas publicadas em decreto estadual em março.

O secretário reforça também que, desde julho de 2020, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) publica, quinzenalmente, o cenário epidemiológico da Covid-19 na Paraíba. O documento faz parte do Plano Novo Normal de retomada gradual das atividades. Na última publicação, de 1º de maio, referente à 24ª avaliação, todos os municípios da Paraíba se apresentaram em bandeiras laranja (6%) e amarela (94%).

“Alertamos que os esforços para conter as evoluções da pandemia devem ser mantidos e dependem da decisão de cada uma das pessoas em seguir protegendo suas vidas por meio dos métodos e comportamentos reconhecidamente efetivos para conter a disseminação do novo coronavírus”, completa.

Outra medida que implica na diminuição da taxa de ocupação é vacinação contra a Covid-19. A Paraíba segue avançando com a campanha e o resultado é a diminuição da taxa de internação de pessoas acima de 80 anos. Até o momento, 728.362 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 371.915 com a segunda dose da vacina. A Paraíba recebeu um total de 1.487.110 doses de vacina e 1.388.074 já foram distribuídas aos municípios.

PB Agora

PUBLICIDADE
    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      1
      Compartilhe