A Paraíba o tempo todo  |

Ação em combate ao diabetes oferece serviços à população

Uma atividade de prevenção à saúde em alusão ao Dia Mundial do Diabetes reuniu as pessoas que passavam pelo Ponto Cem Réis nesta sexta-feira (13). A ação é uma realização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e instituições de ensino de João Pessoa.

Durante toda a manhã, foram ofertados serviços de saúde à população como dosagem de glicemia, avaliação nutricional, verificação de pressão arterial, práticas integrativas e orientação sobre o controle da diabetes.

De acordo com a coordenadora da área técnica de Hipertensão e Diabetes da SMS, Ana de Lourdes Oliveira, diabetes não acomete apenas os idosos e os cuidados devem ser tomados em todas as idades. “A orientação para hábitos de vida saudável deve acontecer desde as primeiras alimentações da criança, além do incentivo à prática de atividades físicas contínuas”, afirmou.

Ela chama atenção ainda para a hereditariedade. “Se o pai ou a mãe é diabético, essa pessoa deve ter um cuidado redobrado em relação às outras pessoas, pois as chances de vir a ter diabetes são maiores, mas é possível controlar”, disse.

Há quatro anos, o jornalista Zilmar Stanzlaw descobriu que tem diabetes e mudou completamente seus hábitos do diagnóstico. “Procuro me tratar, fazer todos os exames necessários e manter uma alimentação saudável, cortei doce, massas e frituras”, disse. A atendente Rejane Sousa também visitou a ação e fez o teste de glicemia. “Me preocupo com minha saúde, mas nem sempre dá pra fazer exames e tomar os cuidados necessários”, comentou.

Diabetes – É uma doença crônica metabólica caracterizada pelo aumento da glicose no sangue. O distúrbio acontece porque o pâncreas não é capaz de produzir a insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo. A insulina promove a redução da glicemia ao permitir que o açúcar que está presente no sangue possa penetrar as células, para ser utilizado como fonte de energia.

Fatores que precipitam o aparecimento do diabetes – Alguns fatores podem precipitar o aparecimento do diabetes como hereditariedade, obesidade, infecções graves, gravidez, cirurgias, estresse, envelhecimento e sedentarismo.

Sintomas – Os sintomas mais comuns do diabetes são: vontade de urinar diversas vezes ao dia, fome frequente, sede constante e/ou perda de peso sem explicação. Ainda podem ocorrer fraquezas, mudanças de humor, náuseas e vômitos.

Serviços – Caso sinta alguns dos sintomas acima ou tenha casos de diabetes na família, o usuário pode procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de casa. João Pessoa conta com mais de 190 equipes distribuídas por toda a cidade. O diagnóstico do diabetes é dado pelo médico, por meio de exames.

Se a doença for confirmada, o usuário passa a ser acompanhado e avaliado por toda a equipe multiprofissional da USF em que é atendido, recebe medicamentos e caso seja necessário, é encaminhado para serviços especializados da Rede Municipal de Saúde.

 

 

 

Secom-JP

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe