A Paraíba o tempo todo  |

7 Tratamentos para engravidar

Você possui um enorme desejo de criar um filho, mas não está conseguindo realizar o sonho de ser mãe? Não desanime pois há diversos métodos que podem ajudar você a engravidar.

Para isso, separamos 7 tipos de tratamentos que de acordo com o seu problema relacionado à fertilidade, podem auxiliá-la a realizar o seu anseio de engravidar.

É importante que você faça uso desses tratamentos após bastante tempo tentando engravidar, e não obtendo resultados positivos quanto a isso. Pois, a maioria desses métodos são bastante invasivos ao corpo da mulher, e requerem bastante força psicológica.

Além disso, é importante ressaltar que o ideal é procurar um médico ginecologista especializado em fertilização, para que o mesmo indique o melhor método a ser realizado.

Indução da ovulação

A indução da ovulação ocorre através do uso de medicamentos, seja injetado ou ingerido, pela mulher. Esse tratamento leva à produção de óvulos por meio do desenvolvimento dos folículos ovarianos.

Após a indução, a mulher pode apresentar inchaço no seu corpo, mudanças repentinas de humor, além do incômodo durante o uso das injeções.

Esse método, é recomendado para os casos em que a mulher não apresenta uma ovulação correta, como problema de ovários policísticos no qual as mesmas possuem cistos nos ovários que são decorrentes da elevada presença de testosterona no corpo.

E também para a situação de problemas na ovulação, em que o corpo da mulher possui dificuldades em liberar o óvulo. Nesse caso, há outro tratamento que pode ajudar, pois é possível a utilização do tratamento fertilização in vitro.

Inseminação artificial

O método de inseminação artificial é conhecido por alcançar resultado positivos para a gravidez. Esse tratamento é realizado da seguinte forma: é estimulado a ovulação no corpo da mulher, e ocorre a introdução do espermatozóide na cavidade do útero.

Mas, não é qualquer espermatozóide que é inserido, pois é escolhido apenas os melhores e mais propensos a obter sucesso durante a fertilização.

O tratamento é indicado para situações em que os homens possuam problemas na produção do espermatozoide, de forma a ter pouca quantidade de sêmen para que ocorra a fecundação.

Além de casos em que que a mulher possui alergia ao sêmen, pois nessas condições o espermatozóide não consegue chegar no óvulo. Então, a inseminação faz com que o espermatozóide fique mais perto do útero para que ocorra a fecundação.

Fertilização in vitro

Nesse tipo de tratamento, a fecundação ocorre de forma externa, ou melhor fora do corpo da mulher, em que primeiro é coletado o óvulo, e depois os espermatozoides do homem. A partir dessa junção ocorre a inseminação.

Depois de ter passado em torno de 3 a 5 dias, após a fertilização, o embrião que se formou a partir dessa união, é introduzida no útero da mulher.

A fertilização in vitro é ideal em casos de endometriose, em que o endométrio que é um tecido que fica dentro do útero começa a crescer em outros lugares do organismo, podendo ser nos trompas ou nos ovários da mulher, impedindo a passagem do espermatozoide.

E também para a situação da obstrução das trompas, em que há um tecido que bloqueia as tubas uterinas, fazendo com que o espermatozóide tenha dificuldade na sua passagem para o útero.

Quando a mulher não produz óvulos, ou esses não possuam a qualidade necessária para que ocorra a fertilização, o método de fertilização in vitro é também uma boa opção.

Pois nesse caso pode ocorrer a doação de óvulos, em que após a fertilização desses com o espermatozoide do homem, o embrião é introduzido no útero da mulher, de forma que ocorra o engravidamento.

É importante salientar, que a fertilização in vitro pode levar a um desconforto abdominal, ou até mesmo um pequeno sangramento.

Uso de medicamentos

Há diversos tipos de medicamentos que podem auxiliar na hora de engravidar, e os mais popularmente conhecidos são os Clomid e Gonadotropina. O seu uso só pode ser realizado com a recomendação de um médico ginecologista especialista em fertilização.

O indicado é que a sua utilização ocorra apenas após um ano de tentativas fracassadas no objetivo de engravidar.

Esses remédios atuam através da correção dos problemas que impedem a ocorrência da fertilização. Mas, seu resultado pode demorar meses ou anos, já que esse um dos tratamentos mais demorados para engravidar.

Coito programado

O coito programado é conhecido por ser um dos métodos mais simples para conseguir engravidar. Nele, a mulher realiza a ingestão de alguns medicamentos logo no início do período menstrual para que aumente a sua produção de óvulos no organismo.

Após o uso desses remédios, a mulher planeja o dia em que vai ovular, e isso deve ser feito de forma que aumenta o percentual de chances de engravidar. Nesse período fértil, ou seja na fase em que a mulher terá mais ovulação, o ideal é que o casal aumenta a quantidade de vezes que fazem relações sexuais.

Injeção de espermatozoides (ICSI)

Nesse método, chamado injeção intracitoplasmática de espermatozóides, o sêmen é analisado através de diversos equipamentos microscópicos, para que os espermatozoides que estejam mais aptos a fertilizar, sejam selecionados.

A partir dessa avaliação, apenas um espermatozoide é inserido no óvulo da mulher. Dessa forma, há grandes de chance de que ocorra a gravidez.

O tratamento de injeção de espermatozoides, é indicado os casos que os homens possuam problemas nos espermatozóides, de forma a produzir pouco, ou que os mesmos tenham características anormais.

Doação de gametas ou embriões

Outra forma bastante conhecida de tratamento de gravidez é a doação de gametas ou embriões. Nesses casos, homens e mulheres que possuem alta taxa de fertilidade doam seus materiais de reprodução para casais que não conseguem engravidar.

Nesses casos, os casais que estão doando não podem saber quem é o casal que vai receber, seja o óvulo, o espermatozóide ou o embrião.

Para que o casal receba o material genético, é necessário escolher quais traços físicos querem pro seu filho, desde a cor dos olhos, até mesmo a altura da criança. E é possível encontrar bancos de sêmen em vários lugares do mundo.

Após a doação, é possível ocorrer a fertilização por meio de tratamento como fertilização in vitro, ou inseminação artificial.

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe