A Paraíba o tempo todo  |

UPAs de Santa Rita, Guarabira e P. Isabel recebem UTIs móveis

As Unidades de Pronto Atendimento de Guarabira, Santa Rita e Princesa Isabel prestam melhor atendimento à população paraibana. Novas ambulâncias, com equipamentos que as qualificam como UTIs móveis, foram viabilizadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), e já estão em serviço. As Unidades de Suporte Avançado de Vida (USA), como são formalmente conhecidas, realizam o transporte de pacientes em grave situação de saúde com rapidez e segurança.

Com as novas ambulâncias, o tratamento dos pacientes começa já no deslocamento até uma das UPAs. E, caso precisem ser transferidos para um hospital, após seu quadro clínico ser estabilizado na unidade, os pacientes poderão contar com suporte qualificado, capaz de manter seu estado clínico até o hospital de destino.

Os veículos de suporte avançado permitem que os profissionais da saúde continuem dando assistência necessária para os pacientes, conforme explica a diretora-clínica da UPA de Santa Rita, Tália Moura. "Não precisamos interromper o tratamento por conta do transporte. Fazer remoção de pacientes é sempre delicado. Mas, com esta estrutura, podemos minimizar os riscos envolvidos e buscar sempre atender os nossos usuários de forma mais completa", afirmou.

O diretor-administrativo da UPA de Guarabira, Júnior Fernandes, esclarece que, com a chegada das UTIs móveis, o encaminhamento de pacientes graves será feito com maior dinamismo. "Este equipamento novo permite que a gente tenha maior mobilidade e autonomia, já que não precisaremos mais depender de ambulâncias do Samu ou do Hospital Regional para realizar a remoção dos pacientes que aqui estiverem", pontuou.

As UPAs de Guarabira, Santa Rita e Princesa Isabel são responsáveis por atender, ao todo, 22 mil pessoas por mês, 24 horas por dia. As unidades concentram os atendimento de saúde de complexidade intermediária das cidades do entorno de onde estão instaladas. Atendem clínica geral e pediatria, realizam exames de Raio-X, eletrocardiografia, contam com laboratório de exames e leitos de observação. Caso necessário, os pacientes são encaminhados para um hospital, onde passam por procedimentos de maior complexidade.

PB Agora

 

 


Veja como adquirir a certificação digital para pessoa física sem burocracia

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe