A Paraíba o tempo todo  |

Saúde prepara Operação Fumacê para combate ao mosquito Aedes aegypti

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Operacional de Vigilância Ambiental, prepara a Operação Fumacê para as semanas que antecedem (de 11 a 15 de fevereiro e de 18 a 22 de fevereiro) e sucedem o carnaval (de 11 a 15 de março e de 18 a 22 de março). Ao todo, quatro carros de fumacê vão circular em 18 bairros da Capital paraibana, além do Litoral (de Pitimbu a Barra de Camaratuba).

“Esta é uma ação preventiva que tem como objetivo diminuir a população de mosquitos adultos, evitando, assim, novos casos das arboviroses. Foram selecionados 18 bairros de João Pessoa e o Litoral porque existe uma maior movimentação, especialmente no período carnavalesco, por causa da programação local e da circulação de turistas”, explicou o gerente operacional de Vigilância Ambiental da SES, Emanuel Lira.

Paralelamente, no mesmo período e localidades, será realizada a Operação Boca de Lobo, com Máquinas de Fogo em bueiros e bocas de lobo que têm difícil acesso.

Bairros – Bessa, Jardim Oceania, Aeroclube, Manaíra, Tambaú, Cabo Branco, Penha, Ponta do Seixas, Tambauzinho, Expedicionários, Miramar, Castelo Branco, João Agripino, São José, Centro, Varadouro, Trincheiras e Ilha do Bispo.

Dados – De acordo com o último boletim divulgado pela SES, em 2018 foram notificados 12.251 casos suspeitos de dengue na Paraíba, sendo 1.366 descartados, o que representa um aumento de 174% das notificações na comparação com 2017. Com relação aos casos de chikungunya, foram notificados 1.386 casos, sendo 371 descartados. Em 2017, foram registrados, no mesmo período, 1.863 casos suspeitos, observando-se uma redução de 25,6% das notificações suspeitas quando comparado 2017 com 2018, no mesmo período. Já os casos de zika vírus cresceram 167,2% em 2018, com o registro de 652 casos suspeitos, sendo 268 descartados. Em 2017, no mesmo período, foram registrados 244 casos.

PB Agora

 


Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe