A Paraíba o tempo todo  |

Wilson Santiago participa de visita às obras da transposição e destaca potencial de desenvolvimento do Sertão

O deputado federal Wilson Santiago participou, na manhã desta sexta-feira (29), da visita técnica às obras da transposição Eixo Norte, no município de São José de Piranhas promovida pela Frente Parlamentar da Água e da Agricultura Familiar da Assembleia Legislativa da Paraíba. O deputado foi um dos responsáveis pela concretização da obra através de sua atuação no Congresso Nacional desde o início do projeto, em 2003.

O trecho do Eixo Norte, liga o Ceará aos reservatórios Caiçara, em São José de Piranhas, e Engenheiro Ávidos, em Cajazeiras (PB). O investimento federal na estrutura foi de R$ 49,7 milhões. A expectativa é que o Eixo Norte garanta segurança hídrica a 6,5 milhões de pessoas em 220 cidades da Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.

O deputado federal Wilson Santiago teve participação na luta pela transposição desde o início do projeto em 2003. “Tenho orgulho de ter dado minha contribuição e integrar uma luta junto com todos os sertanejos que sonhavam com a concretização dessa obra. Acompanhei todas as etapas do projeto, desde a elaboração, aprovação de orçamento, projetos complementares até o início da obra. Hoje o sentimento é de gratidão a todos que deram a sua contribuição”, relembrou o deputado.

Wilson Santiago ressaltou que a chegada das águas do Rio São Francisco impulsionará o desenvolvimento de toda a região através da interligação de adutoras, projetos de irrigação e incentivo à industrialização. “O Sertão vive um novo tempo de desenvolvimento e com a chegada das águas, a tendência é que mais indústrias se instalem na região, além de desenvolver os projetos de irrigação, proporcionando a geração de emprego e renda em toda a região”, afirmou.

Estrutura

O Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco tem 260 quilômetros de extensão, 3 estações de bombeamento, 15 reservatórios, 8 aquedutos e 3 túneis. Todas as estruturas responsáveis pela passagem de água até o Reservatório Caiçara, na Paraíba, estavam concluídas, restando apenas os oito quilômetros de canais até o reservatório Engenheiro Ávidos.

Da Redação com Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe