Por pbagora.com.br

O deputado federal Wilson Filho (PTB) se destacou em seus dois mandatos na Câmara Federal pela luta por recurso para os municípios paraibanos. O parlamentar conseguiu a liberação de mais de R$ 700 milhões e foi o principal agente para início da obra da terceira faixa que liga Cabedelo a Oitizeiro, em João Pessoa. Ele é autor da proposta que cria a Zona Franca do Semiárido.

Na Câmara, ele presidiu comissões importantes e debateu grandes temas. Apresentou 1.205 proposituras e relatou 54 matérias no período que esteve na Câmara Federal. Fez 153 discursos em plenário, sempre levando para plenários temas de interesse da Paraíba, como a crise hídrica vivenciada, problemas de mobilidade urbana e preservação do meio ambiente, sendo defensor e destocando recursos para a manutenção da barreira do Cabo Branco. 

Dentre as comissões que participou, destaque para a presidência da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, uma das principais da Câmara. Ele é autor da proposta de emenda à Constituição que cria a Zona Franca do Semiárido, projeto que vai gerar emprego e renda para municípios nordestinos, através da criação de uma área de livre comércio.

Outra luta do deputado é pela conclusão das obras do Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco, o que vai garantir água para a população do Sertão.

“Já contribuímos muito para levar melhorias aos municípios do nosso Estado, estando na Câmara, dialogando com os Ministérios e defendendo os interesses da Paraíba em plenário”, disse. 

Perfil – Wilson Filho nasceu em João Pessoa, capital da Paraíba, em 10 de agosto de 1989. Filho do ex-senador José Wilson Santiago e da advogada Maria Suely Alves de Oliveira Santiago, ele é advogado e corretor de imóveis. É casado com a médica Rachel Gomes.

O parlamentar está em seu segundo mandato como deputado federal. Vem se destacando pela luta pelo desenvolvimento regional, geração de emprego e renda, segurança hídrica, saúde de qualidade e combate às drogas. Ele foi o segundo deputado federal mais jovem da história da Câmara dos Deputados ao se eleger no Pleito de 2010 com 105.822 votos. Em 2014, foi reeleito com 95.746 votos (4.94%). Próximo ano, assume uma cadeira na Assembleia Legislativa da Paraíba.

 

Redação

 


Certificado digital mais barato para advogados e contadores. Clique e saiba como adquirir

 

Notícias relacionadas

Hugo Motta revela clima de simpatia para liderar bancada da PB no Congresso

O deputado federal Hugo Motta deverá, em 2021, substituir o deputado Efraim Filho e ocupar a função de líder da bancada paraibana no Congresso, em Brasília. Segundo o parlamentar, seu…

Após protesto de músicos, PMJP reafirma importância do cumprimento do decreto

Após protesto realizado por músicos na frente do Centro Administrativo Municipal de João Pessoa, ontem (25), contra os novos decretos estabelecidos pela Prefeitura da Capital e Governo do Estado, a…