A Paraíba o tempo todo  |

Wilson Filho é eleito vice-presidente da CPI da Morte e Desaparecimento de Jovens Negros

 O deputado federal paraibano, Wilson Filho (PTB), foi eleito o terceiro vice-presidente da comissão parlamentar de inquérito (CPI) instalada na Câmara dos Deputados para investigar o que motiva o aumento de mortes e desaparecimentos de jovens negros no País. A comissão é formada ainda pelo presidente, deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) como o 1º vice-presidente da CPI; a deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO) a 2ª vice-presidente. A relatoria caberá à deputada Rosangela Gomes (PRB-RJ).

De acordo com o deputado Wilson Filho, a CPI da Morte e Desaparecimento de Jovens Negros é formada por 22 deputados, entre titulares e suplentes, e terá prazo de seis meses para concluir os trabalhos.

“A comissão, sob a presidência de Reginaldo Lopes, vai investigar as estratégias usadas pelo tráfico, por grupos paramilitares e pelas milícias. É preciso dar respostas à sociedade e também desmontar o crime organizado para evitar mais chacinas, principalmente de jovens negros”, disse.

Dados apresentados durante instalação da comissão mostram que os homicídios são hoje a principal causa da mortalidade de jovens entre 15 e 24 anos no Brasil e atingem, em especial, negros do sexo masculino, moradores das periferias e áreas metropolitanas, segundo o Mapa da Violência de 2014.

Conforme Wilson Filho, o estudo apresentado também aponta para um novo padrão da mortalidade juvenil: epidemias e doenças infecciosas foram substituídas, ao longo das últimas seis décadas, por acidentes de trânsito e homicídios.

Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe