A Paraíba o tempo todo  |

Wilson Braga presta homenagem a Vital

O deputado federal Wilson Braga (PMDB-PB) proferiu nesta quarta-feira, 3, em Brasília, um discurso em homenagem ao falecido ex-deputado e tribuno Vital do Rêgo. “Tenho o dever de registrar o sentimento de dor e tristeza da população do meu Estado – a Paraíba – ante o falecimento do político e jurista conterrâneo, Antônio Vital do Rego, ocorrido na manhã do dia 02, no Recife, em decorrência de insuficiência respiratória aguda”, afirmou no início do seu pronunciamento.

O parlamentar lembrou que Vital do Rêgo não era “alguém estranho a esta Casa, pois por aqui marcou presença, por mais de uma vez – e, na mais recente delas, entre 1 985 e l 991, teve destacada atuação na nossa Corregedoria Geral, encargo no qual se houve com competência e invulgar distinção”.

Wilson Braga, ao longo do discurso enalteceu as qualidades pessoais do falecido tribuno. “Inteligente, educado e ricamente culto, esteve Vital do Rego, até os últimos instantes de sua vida, entre os mais talentosos e preparados juristas, não apenas da sua terra natal, mas de todo o Brasil”, lembrou.

Em seguida, o deputado acrescentou sobre a atividade pública de Vital até o final da vida: “Como que predestinado a servir ao povo da sua terra, prossegue Vital do Rego, anos mais tarde, a desempenhar cargos e funções públicas na Paraíba, assumindo, em 2003, a Secretaria de Administração penitenciária do Estado. Nesse mister, destacou-se como mentor de audacioso programa de ressocialização da população carcerária da Paraíba, arrostando segmentos tidos como conservadores e poderosos do meu Estado, a ponto de conviver com os apenados, algumas vezes, dentro dos próprios presídios, numa inequívoca demonstração de que nascera talhado a enfrentar os desafios que a Vida nos reserva, naturalmente”.

Ao final do seu pronunciamento, Wilson Braga solicitou que fosse registrado, nos Anais da Casa, um Voto de Pesar pelo falecimento do jurista Vital do Rego, transmitindo-o a toda sua Família, na pessoa dos seus filhos, deputado federal Vital do Rego Filho, Veneziano do Rego, prefeito de Campina Grande, de sua esposa Ozanilda Gondim, bem como do Presidente da OAB/PB, Odon Bezerra.

 

Ascom

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe