A Paraíba o tempo todo  |

Você não acha chique o Brasil emprestar para o FMI?, diz Lula em Londres

CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou o caráter democrático reunião do G20 (grupo de países desenvolvidos e nações em desenvolvimento), em Londres, na Inglaterra, nesta quinta-feira (2), e voltou a dizer que o Brasil poderá emprestar dinheiro ao Fundo Monetário Internacional (FMI). “Você não acha muito chique o Brasil emprestar dinheiro para o FMI?”, perguntou o presidente a jornalistas.

 

Lula lembrou que, durante muitos anos, carregou faixas em protestos dizendo “Fora FMI”. Ele diz que “gostaria de entrar para a história” como “o presidente que emprestou algum dinheiro do FMI, além de pagar a conta dos outros”, sem especificar que conta seria essa.

 

De igual para igual

O presidente Lula afirmou também que, depois de seis anos de negociações internacionais, o encontro em Londres foi a primeira vez em que sentiu que países desenvolvidos e em desenvolvimento negociam em igualdade de condições. Para ele, a reunião do G20 será “um grande passo” para uma nova realidade econômica.

Lula voltou a afirmar que a crise foi causada pelos países ricos, que descuidaram de seu sisema financeiro. Ele voltou a dizer que “a única coisa” que tem a pedir é que as nações desenvolvidas recuperem suas economias. Desta forma, segundo ele, o Brasil será beneficiado.

O presidente disse saiu achou a reunião gratificante, pois os líderes do G20 conseguiram entender que o momento pede uma “mistura de prudência e ao mesmo tempo de ousadia”. Segundo ele, o valor de US$ 1 trilhão a ser liberado para o FMI emprestar a países em dificuldades ajudará a restabelecer o crédito no mercado internacional.

G1

CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe