A Paraíba o tempo todo  |

Vídeo: Ruy comemora aprovação de Lei que proíbe tatuagem e piercing em cães e gatos

O deputado federal Ruy Carneiro comemorou a aprovação do Projeto de Lei (PL) que proíbe a realização de tatuagens em animais com fins estéticos. De acordo com o texto, o ato será sujeito a detenção de três meses a um ano e multa. A proposta segue para análise do Senado.

O voto de Ruy Carneiro foi favorável à aprovação do projeto. O parlamentar explicou que “Como defensor da causa animal, sou contra a qualquer tipo de ato que possa causa dor ou prejuízo. Na falta de bom senso é necessária a legislação para punir esses agressores”.

O texto deixa claro que a proibição se aplica apenas a tatuagens e piercings realizados por motivos estéticos em cães e gatos. O objetivo é evitar qualquer questionamento sobre a legalidade de procedimentos utilizados na identificação, rastreabilidade e certificação de animais de produção do agronegócio – bois, cavalos e porcos.

Veterinários afirmam que além de provocar dor, as tatuagens expõem cães e gatos a diversas complicações, ruy e ao material utilizado na tatuagem, dermatites, infecções, cicatrizes, queimaduras, irritações crônicas e, em alguns casos, até necrose da pele. Os piercings, além da dor e do risco de infecção, aumentam a possibilidade de ocorrência de acidentes”, disse.

Mesmo com a aprovação do projeto, Ruy Carneiro afirma que vai defender que a limitação da proibição seja ampliada a todos os animais.

Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe