A Paraíba o tempo todo  |

Vídeo: Juliette e outros artistas leem carta em defesa da democracia

Artistas divulgaram nesta quarta-feira um vídeo em que leem a ‘Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito’, manifesto organizado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), em defesa da democracia e o processo eleitoral brasileiro. Um dos 42 artistas que leram a carta foi a cantora paraibana Juliette.

Ela leu a parte que cita a harmonia que deve prevalecer entre os Poderes: “Todos independentes, autônomos, e com o compromisso de respeitar e zelar pela observância do pacto maior, a Constituição Federal”. Outros artistas como Fernanda Montenegro, Anitta, Maria Bethânia, Lázaro Ramos, Djavan, Caetano Veloso e Wagner Moura aparecem na gravação lendo trechos da carta. Ao todo, 42 artistas participaram do vídeo.

Vídeo:

O documento, que já recebeu mais de 850 mil assinaturas em 15 dias, recebeu a adesão de juristas, empresários, artistas, políticos, advogados e entidades da sociedade civil. O manifesto foi apresentado pelos organizadores como reação aos reiterados ataques do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao sistema eleitoral e às instituições. Divulgado no dia 26 de julho, a carta será lida no Largo de São Francisco, em São Paulo, em ato em defesa da democracia brasileira, marcado para amanhã.

“Ataques infundados e desacompanhados de provas questionam a lisura do processo eleitoral e o Estado Democrático de Direito tão duramente conquistado pela sociedade brasileira. São intoleráveis as ameaças aos demais poderes e setores da sociedade civil e a incitação à violência e à ruptura da ordem constitucional”, diz o texto.

Ao abordar o período eleitoral, a carta destaca: “Ao invés de uma festa cívica, estamos passando por momento de imenso perigo para a normalidade democrática, risco às instituições da República e insinuações de desacato ao resultado das eleições”. O documento ainda diz que os signatários vão “deixar ao lado divergências menores em prol de algo muito maior, a defesa da ordem democrática”.

Intitulado Carta aos Brasileiros, o texto é uma reedição do documento homônimo lido, em agosto de 1977, em pleno regime militar, pelo professor de direito Goffredo da Silva Telles Junior no mesmo Largo de São Francisco. À época, a carta denunciava o autoritarismo e a ilegitimidade da ditadura militar e o estado de exceção no qual o país se encontrava.

Eis os artistas que participaram da leitura:
Alice Wegmann
Alinne Moraes
Anitta
Antônio Fagundes
Antonio Pitanga
BK
Bruno Mazzeo
Caetano Veloso
Camila Pitanga
Chico Buarque
Christiane Torloni
Cláudia Abreu
Dan Ferreira
Daniela Mercury
Dira Paes
Djavan
Duda Beat
Enrique Díaz
Ernesto Piccolo
Fábio Assunção
Fernanda Montenegro
Gal Costa
Ícaro Silva
José de Abreu
Juliette
Lázaro Ramos
Linn da Quebrada
Luísa Sonza
Manu Gavassi
Marcos Palmeira
Maria Bethânia
Maria Gadu
Maria Ribeiro
Marisa Monte
Milton Nascimento
Paula Lima
Paulo Betti
Rogério Flausino
Seu Jorge
Txai Suraí
Wagner Moura

Da Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe