A Paraíba o tempo todo  |

Vereador propõe ICMS progressivo para adequar conta de energia ao consumo

 O vereador Lucas de Brito (PSL/Livres) sugeriu que a cobrança dos impostos que incidem sobre a conta de energia elétrica em João Pessoa leve em consideração, para fins de cálculos, percentual compatível com o valor gasto pelo consumidor. O parlamentar se mostrou preocupado pela forma como os constantes aumentos na conta de luz devem impactar no orçamento doméstico dos cidadãos, sobretudo naqueles cuja renda familiar é limitada.

 

Este ano, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) propôs à empresa Energisa um aumento na conta de luz dos consumidores residenciais de até 13,42%, enquanto o das indústrias pode chegar a 14,55%. “Nossa sugestão é que se possa fazer a cobrança nos moldes de como acontece com o Imposto de Renda, ou seja, uma tributação progressiva, sobretudo em relação ao ICMS”, explicou Lucas.

 

O parlamentar ressaltou que os 27% de ICMS na conta de energia são cobrados de forma igual para todos os consumidores, o que poderia ser revisto. “Não importa se a pessoa tem uma conta de energia de 2 mil reais ou de 50 reais. A capacidade contributiva não está sendo levada em consideração. O rico e o pobre pagam o mesmo percentual e poderia haver uma alíquota progressiva que adequasse a cobrança para o consumo efetuado”, defendeu.

 

Lucas propôs levar o assunto para discutir com os órgãos competentes, incluindo a empresa Energisa e o Governo do Estado, e, para isso, apresentou requerimento que foi aprovado pelos demais parlamentares da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). Caso o tema receba aceno positivo, o benefício pode atingir todos os paraibanos.

 

Redação com Ascom

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe