Por pbagora.com.br

 O vereador Lucas de Brito (PSL/Livres) sugeriu que a cobrança dos impostos que incidem sobre a conta de energia elétrica em João Pessoa leve em consideração, para fins de cálculos, percentual compatível com o valor gasto pelo consumidor. O parlamentar se mostrou preocupado pela forma como os constantes aumentos na conta de luz devem impactar no orçamento doméstico dos cidadãos, sobretudo naqueles cuja renda familiar é limitada.

 

Este ano, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) propôs à empresa Energisa um aumento na conta de luz dos consumidores residenciais de até 13,42%, enquanto o das indústrias pode chegar a 14,55%. “Nossa sugestão é que se possa fazer a cobrança nos moldes de como acontece com o Imposto de Renda, ou seja, uma tributação progressiva, sobretudo em relação ao ICMS”, explicou Lucas.

 

O parlamentar ressaltou que os 27% de ICMS na conta de energia são cobrados de forma igual para todos os consumidores, o que poderia ser revisto. “Não importa se a pessoa tem uma conta de energia de 2 mil reais ou de 50 reais. A capacidade contributiva não está sendo levada em consideração. O rico e o pobre pagam o mesmo percentual e poderia haver uma alíquota progressiva que adequasse a cobrança para o consumo efetuado”, defendeu.

 

Lucas propôs levar o assunto para discutir com os órgãos competentes, incluindo a empresa Energisa e o Governo do Estado, e, para isso, apresentou requerimento que foi aprovado pelos demais parlamentares da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). Caso o tema receba aceno positivo, o benefício pode atingir todos os paraibanos.

 

Redação com Ascom

 

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Análise: mesmo na pandemia, Cícero abarca requisitos que o projetam para uma gestão melhor que a de Cartaxo

Está tranquilo e está favorável. Apesar de o cenário ser de pandemia, o que tem preocupado muitos gestores ao redor não apenas da Paraíba, mas também do mundo inteiro, o…

Prefeito eleito de Bananeiras Matheus Bezerra indica comissão de transição. Veja os nomes!

Na última sexta-feira (27), o Prefeito eleito Matheus Bezerra (MDB) protocolou na Prefeitura de Bananeiras, a indicação dos nomes que compõem a sua equipe de transição de Governo para a…